Como montar a sua lista de instrumentais odontológicos?

with Nenhum comentário

Montar uma boa lista de instrumentais odontológicos é imprescindível para que você faça um atendimento de qualidade e seguro. Aqui você aprenderá como montar a sua lista da maneira correta, fazendo o seu investimento valer a pena!

Lista de instrumentais odontológicos

Durante a graduação, o investimento em uma lista de instrumentais odontológicos é inevitável.

Isso porque  a escolha dessa maleta odontológica é fundamental para te proporcionar um bom desenvolvimento prático e técnico ao longo do curso

Mas é importante ressaltar que grande parte desse material ortodôntico utilizado nas aulas práticas pode ser utilizado após a formação.

Afinal, quando se investe em uma ferramenta de qualidade, como um martelo cirúrgico, por exemplo, ele vai durar anos sem que a sua integridade seja comprometida. 

Assim é possível transmitir segurança a respeito da sua saúde e o resultado esperado para o paciente durante o tratamento.

Por este motivo, você deve encarar a lista de instrumentais odontológicos como um investimento e não como um custo adicional. 

Sabendo da importância de se proporcionar um atendimento de qualidade, quer saber agora como fazer uma lista de instrumentais odontológicos?

Continue a leitura para saber mais!

Saiba como fazer a melhor lista de instrumentais odontológicos 

A lista de instrumentais odontológicos é importante para que você tenha sempre o melhor material ortodôntico à disposição, como o adesivo odontológico e o martelo cirúrgico. 

Isso porque ter bons materiais em sua maleta odontológica faz com que você ofereça um atendimento de qualidade, além de te proporcionar mais segurança. 

Não à toa, essa escolha pode comprometer no seu aprendizado e na saúde dos seus pacientes. Por isso, busque empresas de confiança para comprar seu material ortodôntico.

Além disso, existem algumas dicas que podem facilitar na hora de montar a sua lista de instrumentais odontológicos, como:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes mesmo de investir em uma martelo cirúrgico, por exemplo, busque empresas de confiança que trabalham com esse material.

Para isso, você pode fazer uma simples busca na internet para ver a reputação da empresa ou até mesmo pedir recomendações com os seus colegas de profissão. 

Dessa forma, os riscos de adquirir um adesivo odontológico de má qualidade será muito menor, por exemplo.

Vale ressaltar que é importante estar atento à qualidade do seu material, pois ela impacta direto no seu atendimento e na saúde do seu paciente. 

2. Participe das feiras odontológicas 

As feiras odontológicas são excelentes para conhecer novos parceiros e produtos.

Nelas, o dentista também pode gerar networking e trocar experiências sobre material ortodôntico e até mesmo sobre a maleta odontológica. 

Nesse sentido, os congressos de odontologia são fundamentais para enriquecer o currículo e se atualizar acerca das novidades do mercado odontológico. 

Além disso, este tipo de evento costuma ser gigante e isso permite montar uma lista de instrumentais odontológicos ainda mais completa, pois as empresas costumam demonstrar seus produtos em seus stands. 

3. Analise o preço

Nem sempre o melhor produto será o mais caro, por isso fique atento aos valores muito discrepantes que os fornecedores do adesivo odontológico podem apresentar.

Vale ressaltar que isso vale tanto para os produtos muito baratos, quanto para os mais caros. 

Sendo assim, faça uma busca minuciosa sobre todas as empresas e peça recomendação de um colega que já tenha usado algum produto do fornecedor em questão, se possível. 

Sabemos que o preço importa, mas a qualidade deve vir em primeiro lugar sempre.

Portanto, lembre-se: para montar a sua lista de instrumentais odontológicos é possível unir as duas coisas: qualidade e preço. 

4. Procure por parcerias 

Para ter uma maleta odontológica completa, incluindo o martelo cirúrgico, você deve buscar parcerias com empresas que oferecem lista de instrumentais odontológicos com qualidade e preço justo. 

Com isso, é possível encontrar martelo cirúrgico e adesivo odontológico com preços muito abaixo do mercado.

Além dos descontos em produtos, ainda é possível ter acesso à diversos tipos de vantagens.

Conheça os materiais que NUNCA podem faltar a você

dentista com sua lista de instrumentais odontológicos

A saúde do paciente é o seu bem mais precioso e, por isso, o atendimento do dentista deve ser para prevenir doenças e realizar tratamentos eficientes.

Para tanto, o dentista pode contar com o apoio do material ortodôntico adquirido ainda na sua graduação, pois muitos deles são resistentes e conseguem ser utilizados durante anos. 

Além disso, o atendimento deve estar alinhado com a qualidade dos seus materiais.

Por isso, invista também em um avental de qualidade, pois ele te protege contra os microorganismos e fluidos liberados durante os procedimentos.

Confira abaixo outros materiais que devem estar na sua lista:

  • Avental (gola padre, manga longa);
  • Sonda exploradora/milimetrada;
  • Espelho clínico;
  • Pinça de algodão;
  • Seringa carpule;
  • Cuba de borracha e espátula;
  • Moldeiras;
  • Escavadores;
  • Espátulas;
  • Cubas de aço;
  • Dentre outros.

A lista citada acima contém alguns dos principais materiais, mas se for necessário você poderá adicionar outros instrumentos e produtos odontológicos.

Agora que você já sabe como montar a sua lista de materiais, que tal começar a sua maleta odontológica?

Neste conteúdo, você aprendeu sobre a importância de materiais de qualidade em seu consultório e como montar a sua lista de instrumentais odontológicos.

Afinal de contas, um bom atendimento não se limita ao conhecimento técnico.

Claro que ele é importante, mas investir em instrumentos é essencial para que a saúde do seu paciente não seja comprometida. 

Além disso, quando se investe em um produto de qualidade, dificilmente você terá que comprá-lo novamente devido a algum dano. 

Mas para escolher os melhores materiais, é importante conhecer as empresas que os fornecem e uma busca na internet pode solucionar o problema. 

Inclusive, até mesmo um colega que já utilizou alguma ferramenta do fabricante pode dar a sua opinião e te ajudar nessa escolha. 

Além disso, as feiras odontológicas também te dão a chance de conhecer novos fornecedores dos mais diversos itens da sua lista de instrumentais odontológicos. 

E fique atento quanto aos valores suspeitos. No entanto, vale ressaltar que é possível unir qualidade e preço justo, basta encontrar o parceiro ideal. 

Inclusive, algumas empresas possuem plataformas que concedem benefícios exclusivos, como o acesso à diversos itens odontológicos com 60% de desconto.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *