Gestão de clínicas e consultórios: passos para torná-la um sucesso

with Nenhum comentário

Você deseja fazer uma boa gestão de clínicas e consultórios, mas não sabe por onde começar? Saiba que é possível simplificar esses processos, inclusive com a ajuda de um software odontológico.

Gráfico de crescimento da gestão de clínicas e consultórios no computador

Segundo o IBGE, 60% das clínicas no Brasil fecham as portas em até 5 anos.

Na odontologia, não é incomum ver grandes profissionais que não conseguem dar sequência às suas atividades por conta de falha na gestão.

A cada 4 empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado.

Além do fechamento das portas, há também o impedimento de crescimento. 

Acredite, se as coisas estão funcionando mesmo sem foco na gestão (o que é raro), elas poderiam estar infinitamente melhores.

Quer saber como desenvolver uma gestão impecável? Continue lendo o conteúdo e veja como.

COMO É UMA BOA GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS?

Para ter uma excelente gestão de consultório odontológico, você precisa ficar atento a diversos detalhes. 

Por exemplo, para gerir um negócio, é necessário passar por áreas que nem sempre você estará familiarizado.

Por isso, quem tem sua própria clínica precisa se preparar para enfrentar este desafio.

Não existe “fórmula mágica”  para uma boa gestão de clínicas e consultórios odontológicos, mas existem técnicas e estratégias que você pode aplicar na sua clinica.

Confira agora como tornar a sua gestão um sucesso!

CAPACITE A SUA EQUIPE

Sabe aquele ditado: ‘‘ninguém é feliz sozinho’’? Então, aqui ele está correto!

É impossível ter excelência na gestão de clínicas e consultórios odontológicos sem ajuda. Por isso, capacitar sua equipe é imprescindível.

Para desenvolver uma boa gestão no seu consultório, é interessante ter uma equipe enxuta, preparada e que tenha suas funções e missões bem designadas.

Inclusive, é baseado nessa missão e nos valores da sua clínica que será possível ter uma boa gestão de consultório odontológico. 

As pessoas que trabalham com você, seja secretária, auxiliar de limpeza, assistente ou mesmo outros dentistas precisam estar alinhadas por um mesmo objetivo.

Sendo assim, selecione sua equipe não só pelo currículo, mas pela capacidade da pessoa de se adequar à proposta e cultura do consultório. 

A CONFIANÇA É ESSENCIAL NA GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Para garantir a gestão eficiente, os seus colaboradores precisam ser confiáveis. Este é um dos pontos mais importantes no relacionamento com sua equipe.

Além disso, vale ressaltar que o seu trabalho como dentista envolve a saúde das pessoas. E com saúde não se brinca.

Por isso, o aspecto confiança é determinante para que a equipe possa manter o sigilo e cuidado com as informações pessoais dos pacientes. 

Também é importante manter a honestidade na relação entre você, os funcionários e outros dentistas parceiros (se for o caso). Todos precisam estar confortáveis para tirar dúvidas e falar abertamente sobre problemas, ideias, acordos, erros. 

Essas são atitude básicas para ter sucesso na gestão de consultório odontológico.

DELEGUE AS FUNÇÕES DE CADA COLABORADOR

Você precisa delegar corretamente cada função se quer ter uma boa gestão de clínicas e consultórios odontológicos. 

Algumas vezes, cometemos o erro de querer fazer todo o trabalho, é normal. Mas esse não é o caminho para evoluir a gestão da sua clínica. Querer controlar a gestão por conta própria pode ser o erro que fará seu negócio regredir. 

Então, para manter a boa gestão, você precisa desenvolver a habilidade de delegar a função de cada funcionário.

SE VOCÊ TEM DIFICULDADE, COMECE AOS POUCOS

Se você tem dificuldade em delegar e não consegue realizar a gestão de consultório odontológico por conta disso, aqui vai uma dica: dê um passo por vez. 

Por exemplo, você pode começar contratando um auxiliar e a partir dessa contratação passar pequenas tarefas, como ver quais são os atendimentos da semana e quais horários estão disponíveis. 

Além disso, você pode pedir para que ele ligue e mande mensagem para os pacientes, confirmando as consultas e coisas do tipo. 

Aos poucos, você conseguirá delegar tarefas mais complexas e poderá contratar uma equipe profissional para trabalhar com você na sua clínica odontológica.

Inclusive, você consegue até promover uma filosofia interessante e que pode servir como ‘manual’ de gestão de clínicas e consultórios odontológicos no mercado.

Então, esteja disposto a aprender com os outros. Uma vez que você consegue ter uma boa relação com sua equipe, tudo funciona bem. 

EMPENHE-SE EM TER CONTROLE DO FATURAMENTO

controle financeiro de gestão de clínicas e consultórios

É imprescindível que o gestor de um negócio tenha controle sobre ele, e na odontologia não é diferente. 

Manter as finanças em dia é crucial para a boa gestão de consultório odontológico. Por sinal, softwares de gestão são uma excelente opção para tal.

Os softwares permitem que você tenha controle e praticidade ao gerir seu consultório, ainda mais aqueles que podem ser acessados de qualquer lugar, deixando todos os processos literalmente na palma da sua mão.

Confira alguns pontos para que seu controle financeiro seja incrível:

  • Separe gastos;
  • Automatize processos;
  • Registre um CNPJ;
  • Liste contas, taxas e tributos;
  • Acompanhe suas metas.

EVITE MISTURAR GASTOS PESSOAIS COM OS DO SEU NEGÓCIO

Soa óbvio, mas é um erro comum!

No caso de pagamento de contas fixas como aluguel, contas de luz e água e salário da equipe é um pouco mais fácil. 

Porém, a situação se complica quando há compra de materiais, pagamento de dentistas, alimentação, ou consumo de pequenas coisas no dia a dia.

Portanto, desde o começo, busque separar os custos da clínica dos seus gastos pessoais, assim como o pró-labore.

Dessa forma, você consegue manter a boa gestão de clínicas e consultórios sem confundir o fluxo financeiro.

A SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA PRECISA DE UM CNPJ

Uma excelente maneira de distanciar os gastos e manter a boa gestão de consultório odontológico é estar regularizado e com CNPJ cadastrado. 

Também é fundamental que você tenha uma conta bancária exclusiva para o consultório. Dessa forma, você conseguirá ter cartões de créditos cadastrados com o nome da clínica e organizar os gastos apenas do seu negócio.

Essa medida evita a confusão de gastos pessoais com os do consultório, além de ajudar na organização financeira, já que será com essa conta que você vai movimentar o dinheiro para manter a boa gestão de clínicas e consultórios. 

Inclusive, nela você receberá pagamento dos clientes, pagará o salário dos colaboradores, comprará materiais, equipamentos e por aí vai, tudo visando favorecer à gestão.

LISTE TODAS AS CONTAS, TRIBUTOS E TAXAS DA CLÍNICA

Outro fator importante para gerir o seu consultório é estar atento às taxas e tributos cobrados. 

Na maioria dos casos, taxas bancárias podem ser negociadas. Consulte o gerente do seu banco e veja a possibilidade de diminuir o valor dos tributos cobrados. 

Além disso, essas taxas podem fazer diferença no orçamento do mês e mesmo no faturamento da clínica.

Acredite: isso faz a diferença na gestão de clínicas e consultórios odontológicos.

DICA BÔNUS: USE A TECNOLOGIA NA SUA CLÍNICA

Você precisa ter a tecnologia como sua grande aliada para gerir o seu consultório odontológico. Afinal, estamos na era mais tecnológica dos últimos tempos.

Sendo assim, uma boa gestão passa por vários processos e um deles é o controle da agenda dos atendimentos. Você pode fazer isso usando uma agenda de papel, de maneira manual, ou aproveitando a tecnologia.

Convenhamos, a velha agenda já foi útil na gestão de consultório odontológico, mas hoje ela é completamente dispensável.

Então, é essencial contar com um software para gerenciar as consultas e também agilizar tarefas administrativas do dia a dia. 

Até porque, com um sistema desse tipo, a sua equipe pode trabalhar com mais facilidade e eficiência, atingindo seu objetivo, que é melhorar a gestão da sua clínica.

Incrível, não é mesmo?

O SUCESSO PARA O SEU NEGÓCIO ESTÁ CHEGANDO

Neste conteúdo foi abordado como você pode gerir o seu consultório da melhor forma para alcançar bons resultados. 

Seus colaboradores estão lá para te ajudar no que for preciso, mas não esqueça que ter pessoas especializadas trabalhando com você é a chave para o sucesso. 

Afinal, quem entende do assunto preza por praticidade e conta com softwares que auxiliam na gestão.

Em resumo, tudo que pode funcionar ou não, tem a ver com gestão. Priorize-a.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *