Odontogeriatria especialização: a importância da área

with Nenhum comentário

A especialização em odontogeriatria é uma área muito importante dentro da odontologia. E para poder se destacar dentro dela separamos pontos importantes que você precisa conhecer.

Dentista formado formado em odontogeriatria especialização

Após a faculdade de odontologia muitas pessoas acabam ficando com a dúvida de qual área se especializar, ou ainda optam por ficar como clínico geral.

Mas para parte dessas pessoas a especialização é a melhor forma de investir em se destacar dos concorrentes no mercado.

Até porque, dependendo da especialização que fizer, pode agregar mais valor à clínica odontológica, consequentemente, aumentando o faturamento.

Por isso, áreas como a especialização em odontogeriatria são muito relevantes, ainda que não existam tantos profissionais com esse tipo de foco.

O que só torna essa área ainda mais atraente e tão destacadas das outras que possuem mais profissionais atuantes.

Então ao longo deste conteúdo vamos explicar melhor do que se trata essa especialização e como é o curso de odontogeriatria.

O papel do especialista em odontogeriatria

O profissional que busca a especialização em odontogeriatria tem como responsabilidade: manter, prevenir e tratar a saúde bucal de pacientes idosos para que não comprometa a alimentação e o bem-estar geral e psicológico.

Assim esse profissional deve avaliar e diagnosticar os cuidados de acordo com o quadro de cada paciente.

Sendo que devido a diversas questões físicas, esse público depende de um bom atendimento para poder ter uma avaliação mais detalhada e assertiva.

O que também se reflete nos tratamentos que precisam ser pensados considerando a idade e toda a saúde geral do corpo dos pacientes idosos.

Além disso, a falta de profissionais com a especialização em odontogeriatria leva a maioria dos idosos a se consultarem com um clínico geral comum.

O que dificulta o atendimento já que as necessidades de um idoso são diferentes das necessidades de uma pessoa adulta.

A importância da odontogeriatria

De acordo com dados do IBGE divulgados no ano passado, até o ano de 2042 a população de idosos deve dobrar.

Isso significa que se atualmente a especialização em odontogeriatria já sofre com o deficit de profissionais, imagine em 20 anos.

Então essa especialização em odontogeriatria é mais do que uma forma de ampliar os conhecimentos da graduação.

Mas também um meio de se destacar muito no mercado e ainda atender uma parcela da população que não possui opções de atendimento especializado atualmente.

Por isso a procura por curso de odontogeriatria será mais que uma tendência, mas também uma necessidade do mercado no futuro.

Como é o curso de especialização em odontogeriatria

Dentista formado formado em odontogeriatria especialização

Durante o curso de odontogeriatria o aluno aprende primeiramente as diferenças do atendimento para crianças, adultos e o atendimento ao idoso.

Isso por meio do entendimento do processo de envelhecimento e o que ele pode provocar de alterações na saúde bucal do paciente.

É importante também que aprenda sobre o processo de diagnosticar e planejar tratamentos de acordo com cada idade.

Para isso é preciso entender também sobre o corpo humano e o impacto do envelhecimento nele como um todo e não só na boca.

Mesmo que o tratamento seja especificamente nesta região.

Além disso, um estudo sobre patologias e sobre os cuidados que podem ser indicados de acordo com a idade de cada paciente.

Isso porque a idade pode interferir até mesmo nas indicações de medicamentos, por exemplo.

E para que tudo isso funcione como se espera, aulas práticas também são essenciais para que as técnicas possam ser aplicadas em aula e avaliadas pelo professor.

Por isso também é essencial buscar muito bem pela instituição com o curso correto para ter o melhor aprendizado possível.

Afinal, o curso de odontogeriatria trata de uma fase muito delicada da saúde bucal e deve ser realizada com muito cuidado e conhecimento.

Vá além da especialização técnica

Para quem já procura a especialização em odontogeriatria, ou para quem deseja começar, existem ainda outros pontos de atenção.

Sendo que eles servem até mesmo para quem não quer investir em nenhum tipo de especialização.

Isso porque seja qual for o foco, existem detalhes que se encontram em qualquer tipo de atendimento.

O mais relevante deles é a gestão de um consultório ou clínica odontológica, já que parte dos profissionais buscam uma qualificação, mas esquecem desse detalhe.

Então na hora que abrem seu negócio acabam sem saber como lidar com a administração da empresa.

Ainda mais quando se pensa que é preciso aliar isso aos atendimentos dos pacientes.

E é por isso que o investimento em gestão deve ser um interesse de qualquer profissional que deseja ter e manter o próprio negócio com qualidade.

E para isso existem opções de serviços que podem ajudar a descomplicar parte dos processos de gestão, como o software para dentistas.

Assim como existem outros que permitem ainda ampliar o conhecimento de maneira mais simples, mas não menos interessante.

Pensando nisso, existem opções como a Clínica Ideal, que unem a possibilidade de facilidade da gestão junto do conhecimento.

A  plataforma da Clínica Ideal é formada por pilares complementares para facilitar a gestão de seu consultório:

  • Sistema Ideal, um software para facilitar a gestão do negócio;
  • Consulta Ideal, para investir na divulgação do consultório;
  • Parceria Ideal, para economizar e ter os melhores materiais odontológicos;
  • Gestão Ideal, para ter mais conhecimento.

Sendo que o pilar Gestão Ideal é o responsável por permitir que os afiliados tenham acesso a cursos, palestras e workshops onlines sobre a gestão de consultório ou clínica odontológica.

Para que assim, mesmo quem não deseja fazer uma especialização em odontogeriatria possa ter um meio de ampliar seus conhecimentos.

Podendo se manter sempre atualizado com as novidades e tendências da área da odontologia.

O diferencial da especialização depende de você

Neste conteúdo você pôde entender melhor o que é a especialização em odontogeriatria e como ela pode ser importante para o mercado.

Isso porque devido ao grande número de pessoas na terceira idade essa especialidade se torna um destaque no ramo odontológico.

Ainda mais quando se vê que devido à falta de profissionais qualificados, existem inúmeros pacientes que não estão recebendo o atendimento adequado.

Por isso você viu também como funciona o curso de odontogeriatria para que possa compreender melhor quais são as matérias e aplicações dessa especialização.

Mas mais importante ainda, você entendeu que independente do tipo de qualificação odontológica, nada será útil se você não souber como cuidar da gestão do negócio.

Portanto é ideal buscar por formas de manter o conhecimento sempre atualizado para estar um pé à frente das mudanças e necessidades do mercado.

Assim você pode se destacar do mercado por mais do que sua especialização em odontogeriatria, mas também por sua capacidade de gestão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *