Marketing para dentistas: dicas para você atrair mais pacientes

with Nenhum comentário

Existe mesmo uma estratégia específica de marketing para dentistas? Neste conteúdo você vai descobrir como fazê-lo e quais são seus benefícios.

Dentista no computador fazendo marketing para dentistas

O  mercado odontológico é um dos mais concorridos do Brasil. Afinal, somos o país com a maior quantidade de dentistas no mundo.

Por isso, um dos maiores desafios dos profissionais da área é vencer seus concorrentes na conquista e fidelização de novos pacientes.

Dessa forma, o marketing para dentistas se tornou um investimento indispensável para quem quer se destacar na área e alcançar o sucesso com sua clínica.

Por isso, separamos algumas dicas que são essenciais para te guiar nesse caminho que pode ser tão difícil, mas que traz tantos benefícios.

A importância de investir em marketing para dentistas

Seja para quem acabou de abrir uma clínica ou para quem já está no mercado há mais tempo, começar com marketing para dentistas é indispensável para ajudar na captação de novos pacientes.

Afinal, independente da fase em que se encontra o seu negócio, atrair clientes é sempre bom.

Ainda mais quando se pensa em um serviço que possui tanta oferta no mercado, como são os consultórios e clínicas odontológicas.

Vantagens de fazer marketing na odontologia

O marketing para dentistas tem um impacto direto no desempenho financeiro da sua clínica odontológica.

Inclusive também tem influência na reputação do seu consultório. Pois a divulgação ajuda a construir sua própria autoridade como profissional.

Isso sem citar que, com a atração de mais pacientes, seu consultório fatura mais e pode investir em melhorias de espaço e equipamento.

O que é a jornada de compra do cliente

Mulher realizando o pagamento, representando a fase final da jornada de compra

Uma das primeiras coisas que você precisa entender para poder começar a fazer marketing para dentistas é a jornada de compra do cliente.

Essa jornada é composta por quatro estágios, sendo:

  1. Aprendizado e descoberta, quando o paciente sente os sintomas;
  2. Reconhecimento do problema, quando ele descobre qual a causa daquele problema;
  3. Consideração da solução, quando ele começa a estudar possíveis soluções;
  4. Decisão de compra, quando ele procura por uma clínica e fecha com você.

Isso porque, nem sempre ele irá fechar negócio com você no primeiro contato. Então é preciso identificar em qual fase está cada cliente.

Dessa maneira, é possível pensar em estratégias de marketing na odontologia de acordo com a fase da jornada de compra de cada pessoa.

Além disso, é interessante ser visto e lembrado. Isso pode ser feito com uma fachada bonita ou com marketing digital na odontologia, por exemplo, já que a internet hoje é muito influente.

Em outras palavras, quando você cria uma lembrança positiva na mente de uma pessoa, as chances de ela te procurar quando precisar do seu serviço aumentam consideravelmente.

Saiba o que a concorrência faz no marketing para dentistas

Mais um ponto interessante do marketing na odontologia é conhecer o mercado. Isso se aplica tanto às novidades da área, como as ações de marketing da concorrência.

Claro que você não deve esperar para copiar, mas sim identificar quais são as tendências e quais pontos do seu concorrente podem funcionar em seu consultório.

Sabe aquela frase ‘’não se reiventa a roda, apenas se faz com que ela gire mais rápido’’? Então, é exatamente isso!

Se o seu concorrente tem um bom desempenho com as ações de marketing que realiza, você pode usá-las como base e aprimorá-las para a sua clínica ou consultório. Esse é um caminho rápido e seguro para ter resultados.

Marketing digital para dentistas

É impossível pensar em marketing na odontologia sem pensar em redes sociais, blogs, sites e buscadores.

A maioria das pessoas tem a internet na palma da mão, então você também deve estar no ambiente digital para desenvolver o marketing para dentistas!

Para isso você precisa conhecer o que há de melhor em quesito de marketing digital na odontologia.

Esse será o responsável por atrair não só as pessoas do bairro, mas de diversos lugares para o seu consultório.

O uso das redes sociais 

Assim como se sabe que a maioria das pessoas está na internet, também é fato que milhares delas estão nas redes sociais.

Por isso, é muito importante que você veja diferentes estratégias de marketing digital para dentistas até ter uma boa ideia de como começar o seu.

Seja com um perfil no Facebook ou no Instagram, lembre-se de ver qual rede tem maior ligação com seu público e então invista no marketing para dentistas nessa rede.

Invista em conteúdo de qualidade

Devido à facilidade de pesquisa na internet, as pessoas não têm ficado satisfeitas com conteúdos irrelevantes, pois esses elas acham de monte pelas redes.

Então, para driblar essa situação, é preciso investir corretamente no marketing digital para dentistas.

A dica é: entregue conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Para tal, você precisa identificar quais são as maiores buscas e dúvidas relacionadas a odontologia e produzir um conteúdo de qualidade no marketing para dentistas.

Dessa maneira seu material poderá ser localizado e você será visto como autoridade no assunto, já que oferece conteúdos relevantes e transmite conhecimento.

Tenha um site objetivo e diferenciado

Quando falamos em objetivo é porque um site muito cheio de informações é mais um incômodo do que uma solução para os pacientes.

Então é importante passar a mensagem de forma simples e de destacar as informações mais relevantes.

Você pode criar páginas para o contato, endereço e blog em destaque, por exemplo. Dessa maneira você direciona a pessoa para os pontos mais importantes do site.

Além disso, não se esqueça de trâmites legais, então adicione sempre o seu número de registro nos dados do site, ok?

Crie um blog

O marketing digital na odontologia tem como base o conteúdo relevante e sendo assim, você precisa de um canal para distribuir esses materiais.

E neste caso, o blog será um ótimo aliado!

Isso porque eles são a melhor forma de disponibilizar diversos conteúdos de qualidade com facilidade por meio dos textos relacionados aos assuntos da área.

Mas na sua estratégia de marketing digital para dentistas não é só ter um blog com conteúdos e nós vamos te contar o motivo no próximo tópico.

Utilize técnicas de SEO

SEO, Search Engine Optimization ou Otimização de ferramentas de busca é um dos modos mais utilizados para se destacar no marketing digital na odontologia.

Essa estratégia trata-se de uma junção de pontos que podem ser aplicados em conteúdos e páginas da internet para melhorar a forma como os buscadores veem o site.

Visto que sites de busca, como o Google, levam em conta diversos pontos para poder criar o ranking de resultados para pesquisas.

Aplicar as técnicas SEO corretamente faz com que o seu site apareça nas primeiras posições do Google, receba mais cliques e assim você conquista mais pacientes.

Saiba usar o e-mail marketing

Mais uma opção de marketing digital para dentistas é o e-mail marketing.

Para os disparos de e-mail darem resultados, você precisa ter uma boa base de contatos.

Então, você pode enviar mensagens personalizadas para as pessoas da sua base e aproximá-las do seu consultório.

Por exemplo, enviar lembretes, mensagens de aniversário, descontos especiais ou mesmo novidades sobre a área. Tudo fará com que o cliente se sinta especial e continue fechando com você.

Dica Bônus

De nada adianta ter conhecimento sobre marketing para dentistas se no momento de colocar as dicas em prática tudo soar confuso.

Pensando nisso, a Plataforma Clínica Ideal não só mostra quais são as estratégias que mais dão resultados no mercado odontológico, como assessora o dentista para que ele alcance o sucesso com seu consultório.

A Clínica Ideal tem como objetivo dar ao dentista a ferramenta e o conhecimento necessário para ele desenvolver uma gestão impecável dentro do consultório e assim aumentar seu faturamento o mais rápido possível.

Então, se você quer aumentar o faturamento do seu consultório mas não sabe exatamente como, a Plataforma Clínica Ideal é a melhor opção.

Saiba manter todos os resultados

Uma vez que você chegou até aqui, já sabe qual a importância e benefícios de investir em marketing para dentistas.

Até porque investir em marketing digital como redes sociais, blog com técnicas SEO, e-mail marketing, entre outros, é essencial para você ser notado e, assim captar mais clientes.

Não esqueça que conhecer a sua concorrência e a jornada de compra do seu cliente também implica nos resultados de bons lucros. 

Por fim, uma assessoria como a da Clínica Ideal é fundamental para o dentista que sabe onde quer chegar, mas precisa apenas de um apoio.

Todas essas estratégias se bem executadas farão o seu consultório despontar no mercado.   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *