Quais são as principais brocas odontológicas e por que elas são indispensáveis

with Nenhum comentário

Brocas odontológicas de qualidade, assim como outros materiais, permite ao cirurgião-dentista um melhor desempenho no momento de tratar o paciente. Afinal, contar com bons equipamentos é meio caminho andado para o sucesso!

dentistas e paciente

Como cirurgião-dentista você se torna o profissional da área da saúde responsável por orientar, prevenir e tratar doenças e problemas relacionados à saúde bucal de seus pacientes. 

Para obter sucesso em seus tratamentos, é preciso adotar um criterioso roteiro clínico, assim como ter materiais de odontologia de qualidade para executá-lo bem. 

Nesse sentido, existem no mercado diversos tipos de brocas odontológicas, as quais permitem que o dentista realize os procedimentos com mais segurança e agilidade.

Isso porque as brocas são utilizadas como materiais odontológicos para preparar o dente para diversos tipos de tratamento como a remoção de cáries, por exemplo.

Para saber mais sobre essas ferramentas e ter certeza de que conta com a melhor, confira os próximos tópicos e conheça os principais tipos de brocas odontológicas: 

Esféricas carbide

As brocas odontológicas esféricas carbide são utilizadas pelo dentista para dar o formato inicial ao dente.

Além disso, elas também são utilizadas para darem acesso à polpa do dente para removê-la. 

Diamantadas esféricas

A broca diamantada esférica é um dos materiais de odontologia mais utilizados quando há a necessidade de realizar um tratamento endodôntico através de restaurações de porcelana. 

Isso porque esse tipo de broca diminui o risco de trincar ou fraturar o material odontológico durante o procedimento, pois ela penetra mais facilmente. 

Além disso, as brocas odontológicas diamantadas também, são utilizadas para desgastar o esmalte e a dentina, processo deve ser em baixa e média velocidade.

Vale ressaltar que caso haja a necessidade de ser feito em alta velocidade, deve-se utilizar jatos de água para suavizar a geração de calor durante o atrito.

Transmetal

A broca transmetal é muito eficiente no corte e, por isso, é utilizada em pacientes que possuem dentes com restaurações em amálgamas ou casquetes de metal com porcelana. 

Devido ao seu pescoço extra longo, as brocas odontológicas transmetais permitem uma melhor visualização durante a realização do procedimento.

Como contar com os melhores tipos de brocas odontológicas na minha clínica?

A escolha das brocas odontológicas é essencial para se obter um bom resultado durante o procedimento, bem como o uso correto desses materiais de odontologia. 

Dessa forma, fica a critério do dentista escolher a broca que mais te agrada para se utilizar durante o atendimento.  

No entanto, é preciso ficar atento quando for escolher os seus materiais de odontologia, pois eles garantem a sua segurança e a saúde bucal do seu paciente. 

Para não errar ao fazer a sua lista de materiais para o seu consultório, siga as próximas recomendações:

  • Pesquise sobre a empresa que fabrica o material;
  • Peça a opinião de colegas de profissão;
  • Visite congressos e feiras;
  • Faça parte um clube de parcerias.
dentistas olhando exames feitos com brocas odontológicas

Mas antes de comprar qualquer material se informe quanto a empresa e sobre o próprio material, uma simples busca no Google pode tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, colegas de profissão também podem te auxiliar com feedbacks de empresas fabricantes de brocas odontológicas que já utilizaram. 

Por fim, as feiras e congressos de odontologia são excelentes locais para conhecer novas empresas e produtos para o seu consultório.

Isso porque durante o evento é possível conhecer fornecedores e, assim, economizar seu tempo de pesquisa.

Dessa forma, você pode ter acesso às melhores brocas odontológicas do mercado com até 60% de desconto com a plataforma Clínica Ideal, por exemplo.

Sem contar que esses eventos trazem grandes profissionais que são referências em suas áreas, te ajudando até a gerar um excelente networking durante as palestras e dinâmicas. 

Com isso, seu currículo tem muito mais valor ao participar de congressos, pois os certificados mostram que você está sempre se atualizando acerca das novidades do setor. 

Garanta as melhores brocas odontológicas em seu consultório

Durante este conteúdo você pode aprender que a escolha dos materiais de odontologia é essencial para que o cirurgião-dentista tenha sucesso durante o tratamento odontológico. 

Além disso, o criterioso roteiro clínico é responsável por promover a saúde bucal de seus pacientes, com segurança e qualidade. 

Não à toa, as brocas odontológicas de qualidade te ajudam a se tornar um profissional referência no mercado. 

Afinal, um consultório bem preparado requer não só um profissional competente, mas também materiais de qualidade e com longa duração. 

Para não errar durante as compras dos seus materiais odontológicos, conte com o auxílio dos feedbacks das empresas disponíveis na internet. Uma pesquisa rápida já é válida. 

Mas como existem muitas empresas de diferentes materiais, é muito mais fácil errar, por isso é importante contar com dicas dos colegas de profissão.

Afinal, um colega que comprou um material igual ao que você precisa pode te auxiliar na escolha da empresa. 

No entanto, ainda existem as feiras e congresso odontologia que contam com stands de diversas empresas que expõem seus produtos. 

Esses encontros são excelentes locais para gerar networking, conhecer os profissionais que são referências no mercado e também agregar valor ao seu currículo. 

Isso porque com o aumento constante no número de profissionais atuantes, é essencial se manter atualizado sobre as novidades do mercado. 

Não à toa, só os profissionais que se atualizam possuem as melhores oportunidades de trabalho e os melhores salários. 

As empresas de parcerias são também uma ótima opção para adquirir seus produtos para o consultório, pois elas facilitam a busca. 

Com o serviço desse tipo é possível ter acesso à diversas empresas e produtos com excelentes descontos, pois é sim possível unir qualidade e preço justo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *