Curso para dentista: saiba o que fazer após a graduação

with Nenhum comentário

O curso para dentista no Brasil forma mais pessoas do que em qualquer lugar do mundo, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Com um mercado tão concorrido, só quem investe em cursos de aperfeiçoamento em odontologia consegue fazer uma boa gestão da sua carreira.

Dentistas em um curso para dentista

O curso para dentista permite que o profissional seja capaz de prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar problemas relacionados à saúde bucal de seus pacientes

Além disso, ele também pode fazer procedimentos estéticos e até prescrever medicamentos, quando necessário.


Entretanto, a graduação dos cursos para dentistas é voltada para os procedimentos técnicos e não para a gestão de carreira.

E isso impacta na escolha da especialização dentista recém-formado que busca ter o seu próprio consultório.

Isso porque sem cursos de especialização em odontologia, ele não ganha o conhecimento necessário da área e da gestão para cuidar da sua clínica com sucesso.

Mas para que você não seja mais um no mercado e saiba como destacar o seu consultório no setor, confira este conteúdo sobre cursos de especialização odontologia:

O curso para dentista na faculdade

O curso para dentista é um dos mais tradicionais, perdendo somente para Medicina em termos de concorrência no Brasil.

Com pelo menos 5 anos de duração, de acordo com a regulamentação do Ministério da Educação, as principais matérias teóricas do curso para dentista são:

  • Anatomia;
  • Patologia; 
  • Fisiologia;
  • Bioquímica; 
  • Genética;
  • Materiais dentários; 
  • Cirurgia; 
  • Prótese; 
  • Anestesiologia; 
  • Ortodontia. 

Fora essas aulas, o estudante precisa ainda fazer um estágio supervisionado, que representa 20% da carga horária total do curso (4.000 horas).

É importante ressaltar que na grade curricular não estão incluídas matérias sobre gestão de clínicas ou sobre os cursos de especialização em odontologia.

Não à toa, é comum encontrar profissionais sem cursos de aperfeiçoamento em odontologia que não sabem gerir suas próprias carreiras.

Por isso, é fundamental que o profissional mesmo que já formado, busque maneiras de se destacar no mercado através de cursos de especialização odontologia, como de:

Endodontia 

O profissional formado em curso para dentista especializado em endodontia trata as lesões nos nervos, das raízes e das doenças que acometem essas partes dos dentes. 

Além disso, após cursos de especialização odontologia como esse, o dentista também é capaz de tratar traumas, fraturas e realize tratamento de canal.

Afinal de contas, as doenças relacionadas ao canal dentário comprometem não só a saúde dos dentes, mas também, a saúde do paciente de um modo geral.

No entanto, um profissional com especialização dentista saberá diagnosticar e tratar corretamente este problema. 

Estomatologia

O curso para dentista focado em estomatologia tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças da boca e estruturas anexas.

Dessa forma, o profissional dessa área é capacitado para identificar diversos males que podem acometer a boca, inclusive detectar o câncer de boca no estágio inicial.

Além disso, ele também consegue diagnosticar doenças bucais de origem sistêmica, sexualmente transmissíveis e até dermatológicas.

Isso sem contar que profissional que passar por cursos de aperfeiçoamento em odontologia como esse, consegue ajudar pacientes a minimizar os efeitos de tratamentos oncológicos.

Periodontia

O dentista que realiza cursos de especialização odontologia com ênfase em periodontia está capacitado para tratar doenças que acometem a sustentação dos dentes.

Ou seja, isso significa que esse profissional trata da gengiva, osso e ligamentos de pacientes que podem possuir maus hábitos de higiene e possuem uma gengivite avançada.

Nestes casos, é necessário um tratamento especializado, pois a doença acomete os tecidos ósseos que podem levar o paciente a perder os seus dentes. 

Especialista em radiologia odontológica

O curso de especialização em radiologia odontológica permite que o dentista faça diagnósticos mais eficazes para identificar doenças e, assim, definir o melhor tratamento. 

Por isso, essa especialização é fundamental para as áreas de implantodontia, cirurgia bucomaxilofacial, periodontia e ortodontia.

Para tanto, durante os cursos de aperfeiçoamento em odontologia, o dentista também aprende sobre as doenças e tudo sobre realizar radiografias com qualidade.

Traumatologia e cirurgia

Os cursos de aperfeiçoamento em odontologia de Traumatologia e Cirurgia têm como objetivo tornar o profissional apto a fazer cirurgias de recuperação do aparelho mastigatório.

Ou seja, isso significa que ele está preparado para lidar com traumatismos faciais, deformidades faciais ou maxilares.

Além disso, problemas relacionados a articulação temporomandibular (ATM), como o bruxismo, também podem ser tratados por esse profissional.

Para tanto, é muito importante que o dentista também tenha formação no curso de especialização em radiologia odontológica.

Assim, ele está mais capacitado para interpretar os exames de imagem e realizar um diagnóstico mais acertado a fim de indicar o melhor tratamento.

Conheça as possibilidades de carreira dentro do mercado odontológico

Com a grande quantidade de dentistas que se formam anualmente no curso para dentista, é importante que o profissional busque alternativas para se destacar no mercado.

E ele pode fazer isso por meio de um curso de especialização em radiologia odontológica, marketing ou de gestão, por exemplo.

Isso porque existem diversos cursos para dentistas que permitem com que o profissional tenha autonomia para gerir seu próprio consultório.

Além disso, eles também possibilitam que ele aplique técnicas de marketing para atrair e fidelizar novos clientes. 


Afinal de contas, cursos de especialização dentista são fundamentais para auxiliar o profissional a gerenciar e potencializar os lucros da sua clínica. 

Saiba como ir além dos cursos para dentistas para se destacar no mercado

Com mais de 270 mil profissionais formados e atuantes na área, o Brasil é quem mais tem odontologistas no mundo.

Nesse cenário, acreditar que somente a graduação no curso para dentista é suficiente para se manter no mercado é um grande equívoco.

Por isso, é necessário se manter atualizado e buscar alternativas para se manter sempre a frente do seu concorrente.

Para tanto, invista em curso de especialização em radiologia odontológica e outros cursos de especialização em odontologia voltados para gestão para ter seu caminho facilitado.

Isso porque ter acesso a cursos de aperfeiçoamento em odontologia que capacitem o profissional a utilizar ferramentas de gestão é fundamental para chegar ao topo do mercado. 


Nesse sentido, um sistema odontológico de gestão como a da Clínica Ideal, pode vir a calhar para auxiliar no controle do seu consultório 24 horas por dia e te ajudar a se especializar.

Isso porque um dos seus pilares é o Gestão Ideal, que te dá possibilidade de participar de cursos de especialização em odontologia e gestão presenciais ou a distância.

Dessa forma, você consegue se especializar e ainda conhecer os melhores profissionais da área para fortalecer seu networking e fechar novas parcerias.

Já sabe sobre a importância da especialização dentista? Agora é a hora de investir

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre a importância do curso de especialização em odontologia e como os cursos para dentistas são essenciais para se destacar no mercado. 


Isso porque quando se está na graduação é muito comum acreditar que somente ela será necessária.

Por isso, te apresentamos outros cursos de especialização em odontologia que você pode fazer ao longo da sua carreira. 

Dessa forma, você sabe onde deve investir: em você e em sua carreira!

Além disso, contar com as ferramentas certas também ajuda ter acesso a cursos de especialização odontologia e triplicar os seus rendimentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *