Aprenda tudo sobre como fazer uma boa gestão de consultório odontológico!

with Nenhum comentário

A gestão de consultório odontológico é muito importante para manter o negócio funcionando com excelência e de forma sustentável. Essa gestão é essencial não só para entender o que está acontecendo, mas também o que pode ser feito para melhorar. 

Dentista fazendo a gestão de consultório em seu computador

A gestão de consultório odontológico é essencial para garantir a qualidade do serviço oferecido, um bom relacionamento com os clientes e uma alta taxa de sustentabilidade do empreendimento. 

Na verdade, é ainda mais importante e delicado já que interfere diretamente na saúde das pessoas. 

Por isso, é muito importante entender que assim como outros tipos de negócios, a gestão de consultório é essencial para que ele tenha um bom funcionamento. Ainda mais quando o próprio de dentista fica responsável pela gestão.

Para isso, é fundamental ter uma planilha de controle financeiro consultório odontológico e, mesmo que você não saiba como fazê-la, é possível aprender a fazer uma boa gestão e uma planilha com algumas dicas. Veja a seguir!

Entenda e mapeie os processos

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de consultório é saber quais são os processos realizados na empresa. Tenha uma planilha controle financeiro consultório odontológico e reúna todas as informações pertinentes para o consultório e seu crescimento. .

Uma vez que se sabe quais são os processos, realize um bom mapeamento para entender em quais fases cada um desses processos é feito e com quais outros processos cada uma tem conexão.

Muitas vezes uma boa planilha de excel pode ser ideal para poder separar essas informações com mais facilidade ou juntá-las.

Esse mapeamento será ideal para poder acompanhar as mudanças e entender quais processos estão realmente gerando resultado e quais precisam melhorar.

Saiba fazer uma boa gestão de pessoas

Um passo muito importante para a gestão de consultório odontológico e que muitas vezes pode ser esquecido é a boa gestão de pessoas.

Isso porque mesmo que você seja o melhor profissional de saúde bucal, ainda é possível que alguma fase antes do seu atendimento não seja bem feita e, por isso você acabe perdendo clientes.

Sendo assim, é muito importante conhecer seus funcionários e saber como de fato eles se sentem no trabalho. Só assim será possível identificar quais são as possíveis falhas.

Além disso, uma boa maneira para gerir pessoas é utilizar muito do reconhecimento, essa prática tão simples que pode ser feita a partir de um elogio ou pequeno agrado pode ser o ponto de partida para um bom relacionamento com os colaboradores.

Utilize a tecnologia a seu favor

Cada vez mais a tecnologia é parte do cotidiano de todas as pessoas. Então quando se pensa em gestão de consultório odontológico não precisa ser diferente.

Na verdade, para os casos em que o dentista é também o gestor, o ideal é exatamente facilitar os processos. 

Para isso, atualmente existem muitas ferramentas que podem auxiliar no acompanhamento da gestão para que itens complexos, como cálculos, possam ser feitos com maior facilidade.

Software para gestão de consultório

Atualmente existem softwares que podem ser adquiridos para auxiliar nos processos de gestão de um consultório odontológico  e softwares médicos de gestão para consultórios e clínicas. 

Eles auxiliam em processos como:

  • Agenda online;
  • Controle de materiais;
  • Fácil visualização de consultas agendadas;
  • Controle do número de faltas.

Além do citado, existem outras facilidades que podem ser feitas por softwares como o Sistema Ideal.

Com o Sistema Ideal você comanda a sua clínica ou consultório em poucos cliques e o melhor: de onde estiver.

Assim, você e sua equipe terão fácil acesso a todos os detalhes dos pacientes, agenda, orçamentos e controle do faturamento.

Os benefícios do Sistema Ideal são:

  • Agenda organizada;
  • Todas as informações do seu consultório em um só lugar;
  • Organização financeira;
  • Controle do consultório de onde estiver;
  • Menos gastos.

Automatize os processos 

Uma vez que se tem um bom software, é possível também ter acesso a funções automatizadas que facilitam não só a gestão, mas até o relacionamento com clientes.

Imagine que seu software identificou e apresentou os dados de que 25% das pessoas que marcaram consultas, não compareceram. Você pode automatizar, por exemplo, o envio de lembretes de consultas para os pacientes.

Além disso, em caso de falta, um novo SMS pode ser enviado para questionar se o cliente tem interesse em remarcar a consulta.

Assim seu consultório pode se destacar e fidelizar clientes com atos simples e automatizados que não demandam muito esforço, mas garantem ótimos resultados.

Automatização de processos pode te ajudar em fases como a planilha controle financeiro consultório odontológico. Isso porque os cálculos que poderiam levar dias para serem feitos, podem ser realizados em instantes de maneira mais atualizada e automatizada por meio de fórmulas. 

Esse tipo de acompanhamento permite que as ações possam ser feitas com maior assertividade já que os resultados são mais recentes.

Faça um bom controle financeiro

Gráfico indicador do desempenho da gestão de consultório

Nenhum dos passos anteriores será útil se sua empresa não tiver um controle financeiro.  Ele será ideal para manter uma boa gestão de consultório. Isso porque só com isso é possível definir se houve lucro (ou prejuízo).

Essas informações podem ser feitas da maneira que preferir, seja na folha de papel ou na planilha controle financeiro consultório odontológico. O mais importante é saber identificar esses números e fazer os cálculos corretos para chegar a conta final.

Citamos no tópico anterior como um software de gestão de consultório odontológico pode ser interessante para essa fase.

Isso porque o software pode realizar essas contas da planilha controle financeiro consultório odontológico de maneira simplificada otimizando o tempo da gestão de consultório.

De qualquer maneira, o mais importante é chegar ao final da conta com um resultado positivo. 

Invista em uma boa gestão de consultório!

Agora que você já sabe do que se trata a gestão de consultório odontológico, é muito importante que identifique os pontos de atenção em seu negócio. Feito isso será possível dar o pontapé inicial para um bom acompanhamento e gestão. 

Dessa maneira, desde o começo a gestão pode ser feita com facilidade e qualidade. Por isso é importante também entender que o investimento em um software não deve ser considerado um gasto. 

Com esse tipo de programa seu consultório odontológico poderá se destacar entre muitos outros e ainda ter um bom acompanhamento de processos com itens como uma planilha controle financeiro consultório odontológico.

Então não tenha medo de investir nisso, assim como investe em novos equipamentos, porque softwares como o Sistema Ideal são úteis para a sua clínica ou consultório alavancar.

Assim você fica mais tranquilo, os clientes são melhor atendidos e todo mundo sai ganhando! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *