Gestão de consultório odontológico: melhore a sua com a Clínica Ideal

with Nenhum comentário

A gestão de consultório odontológico é a fundamental para se destacar no mercado. E realizar uma gestão eficiente fará com que você alcance os resultados que almeja e o tão esperado sucesso do seu negócio!

Dentista sentado fazendo a gestão de consultório odontológico

Muitos odontologistas querem fazer gestão de consultório odontológico, mas são não sabem por onde começar.

Isto porque, grande parte dos profissionais não se preocupam em usar ferramentas para auxiliá-los no gerenciamento de clínica odontológica. 

No entanto, com as ferramentas certas você consegue o melhor desempenho dos seus colaboradores e mais do que isso, terá total controle sobre o seu consultório. 

Pensando em te auxiliar nesta etapa de gestão de clínica odontológica, preparamos algumas dicas (EFICIENTES) para você: 

Gestão de consultório odontológico: o que é?

A gestão de consultório odontológico nada mais é do que ter controle sobre diversos processos que conduzem o seu funcionamento.

Assim, você obtém o máximo de eficiência da sua equipe e de todos os setores que a compõem. 

Dentro das tarefas do seu dia a dia, estão: 

  1. Liderar colaboradores;
  2. Visão estratégica a curto, médio e longo prazo; 
  3. Controle de fluxo de caixa;
  4. Administração das demandas; 
  5. Controle da agenda profissional. 

Para auxiliá-lo nesses processos você pode utilizar um sistema de gerenciamento de clínica odontológica. 

Por que investir em gestão?

Ao abrir um consultório odontológico é fundamental que você o veja como uma empresa, para que você alcançar o sucesso profissional que almeja. 

Por isso, é importante compreender que a sua gestão de clínica odontológica esteja muito bem projetada. 

Afinal, somente com um bom gerenciamento é que você trabalha em harmonia com os demais setores. 

Dessa forma, tudo estará integrado e dificilmente as questões burocráticas vão atrapalhar a sua rotina de atendimento. 

Vale ressaltar que o consultório é de fato uma empresa e, para que ela funcione, é preciso fazer uma gestão de qualidade, do contrário ela se tornará apenas mais uma entre tantas outras.

E ter controle sobre os processos de gestão de consultório odontológico permite que você tenha uma ampla visão do mercado e ofereça sempre as novidades do setor para seus pacientes. 

Com essa atenção às novidades, o seu atendimento será cada vez melhor e sua gestão ainda mais eficiente. 

Além de garantir a satisfação do seu paciente, uma boa gestão é fundamental para atrair novos clientes e afirmar a sua autoridade profissional. 

Por isso, a gestão de clínica odontológica não pode ser negligenciada, pois, é ela que faz com que você tenha uma reputação e credibilidade diante de seus concorrentes. 

4 passos para tornar a sua gestão eficiente

Ter um consultório odontológico é parte do sonho de muitos profissionais, mas não são todos que sabem administrar o negócio e acabam tendo seus resultados prejudicados.

Isto porque, não conhecem e nem praticam os 4 passos fundamentais para ter uma gestão eficiente. 

Passo 1: Veja o consultório como uma empresa

Por mais que pareça óbvio é importante ressaltar que o seu consultório deve ser visto como uma empresa. 

Pois é este tipo de pensamento que faz com que o gerenciamento de clínica odontológica se torne mais assertivo e eficiente. 

É importante que desde o início você veja a sua gestão de consultório odontológico de forma abrangente. 

Ou seja, é fundamental que você esteja atento à todas as demandas do consultório.Isto é, estar atento ao setor financeiro, ter uma boa gestão de pessoas e ter controle sobre a entrada e saída de materiais (estoque).  

Passo 2: Separe os seus gastos pessoais dos do consultório

É imprescindível que você, no gerenciamento de clínica odontológica, separe as contas suas contas pessoais das  profissionais . 

Compreenda que o seu consultório é uma empresa e trate-o como tal. Separe as suas contas e tenha uma visão real sobre os seus gastos. 

Caso seja necessário, você pode programar retiradas mensais para que você possa arcar com as suas despesas pessoais. 

No entanto, é recomendado que você tenha sempre um valor fixo. Assim, as finanças do seu consultório não serão comprometidas. 

Passo 3: Invista no marketing para atrair e fidelizar pacientes

Investir em marketing na sua gestão de consultório odontológico é uma estratégia fundamental para obter sucesso no setor. 

Para tanto, você deve definir o seu público-alvo e desenvolver campanhas que atraiam e mais do que isso, fidelizem os seus pacientes. 

Nesta missão pode realizar ações de marketing na internet, usando as redes sociais, sites e até mesmo blogs para tornar sua empresa conhecida.

Tenha em mente que não existe mais espaço para negócios que não estão no ambiente digital,  e as clínicas odontológicas de sucesso não fogem dessa regra.

Passo 4: Use um sistema de gestão 

O sistema de gestão de consultório odontológico é um grande aliado dos dentistas que desejam se tornar referência no mercado. 

Isso porque, um sistema de gestão de consultórios e clínicas ajuda a otimizar os processos e torna toda a sua equipe mais produtiva. 

Além de tornar o dia a dia mais produtivo, o software melhora a comunicação e minimiza os erros, já que os relatórios são feitos por ele.  

Assim, você pode tomar decisões baseadas em relatórios reais e a gestão de consultórios e clínicas é feita de forma eficaz. 

O software ideal para o seu gerenciamento

O software de gestão de consultório odontológico é fundamental para que você tenha controle sobre todos os processos da clínica. 

Com ele, você e toda a sua equipe terão acesso a todos os setores de forma integrada e descomplicada. 

O software odontológico Clínica Ideal conta com 4 pilares fundamentais para ter uma gestão eficiente e prática, são eles: 

  • Sistema Ideal: é responsável por auxiliar você na gestão financeira. Com ele você terá total controle sobre as finanças na sua gestão de consultórios e clínicas; 
  • Consulta Ideal: responsável pelo marketing digital do seu consultório. Com uma assessoria especializada, o software auxilia na captura de leads (potenciais pacientes) para a sua clínica;
  • Parceria Ideal: um clube que concedem descontos de até 60% nos produtos para o seu consultório odontológico; 
  • Gestão Ideal: além de todos esses pilares imprescindíveis para a gestão de consultório odontológico, você pode contar também com a Gestão Ideal. Nele, são disponibilizados cursos e materiais para melhorar a sua gestão odontológica. 

Para saber como o software odontológico Clínica Ideal pode te auxiliar, faça o diagnóstico gratuito da sua gestão de consultório odontológico aqui.

Alcance seus objetivos com a ajuda do software odontológico Clínica Ideal

Durante este conteúdo você aprendeu sobre o que é a gestão de consultórios e clínicas e qual importância dela para o crescimento da sua carreira. 

Além disso, você pode compreender melhor, quais são os passos para uma gestão eficiente e como fazê-los. 

Uma empresa de sucesso, assim como um profissional de referência, precisa cuidar de todos os setores que envolvem seu funcionamento. 

Por isso, utilizar a Plataforma Clínica Ideal na gestão de consultório odontológico é fundamental para te auxiliar nesta missão. 

No entanto, você pode ter uma gestão mais eficiente quando souber no que o software pode te ajudar.

Descubra como a assessoria da Clínica Ideal pode te levar ao sucesso! Agende agora o Diagnóstico Gratuito e Aumente os Resultados do seu Consultório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *