Controle financeiro empresarial: o que é e como ajuda a sua clínica

with Nenhum comentário

Controle financeiro empresarial é a base de uma gestão eficiente. Compreendê-lo é essencial para qualquer clínica. Não à toa, os dentistas que contam com o melhor sistema de controle financeiro têm os melhores resultados.

Dentista fazendo controle financeiro empresarial com calculadora

Para garantir o sucesso da sua clínica é fundamental ter um controle financeiro que atenda às necessidades dela.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas não é! Isso porque controlar as finanças é basicamente registrar as entradas e saídas de dinheiro da clínica. 

Essa gestão de valores evita que você passe por apertos financeiros quando o número de pacientes oscilar ou caso tenha que qualquer gasto não esperado.

Entender o que é controle financeiro e saber realizá-lo vai te colocar na frente de muitos concorrentes. 

Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer o controle financeiro da sua clínica. Veja:

A importância do controle financeiro empresarial

Para não ter dores de cabeça no futuro é essencial que toda empresa tenha um controle financeiro. 

Somente com o controle financeiro para pequenas empresas é que o seu consultório irá prosperar e gerar receita para se manter. 

Do contrário, será apenas mais uma empresa que fechará em poucos meses devido a falta de uma boa gestão e sem um sistema de controle financeiro empresarial.

É preciso criar uma rotina para o seu controle de caixa a fim de saber quanto dinheiro entra e sai da empresa. 

Além disso, com um controle financeiro para empresas você sabe o quanto de dinheiro poderá investir sem se arriscar. 

Para um bom controle suas anotações devem ser diárias. Pois, caso haja necessidade de redução de gastos, por exemplo, você saberá onde pode economizar mais. 

Lembre-se de que o controle financeiro serve para assegurar que haja sempre dinheiro para melhorar o atendimento, equipamentos e outros aspectos da clínica. 

Como fazer Integração de setores

Para que apenas um setor não fique sobrecarregado com o sistema de controle financeiro empresarial é ideal que haja uma integração entre eles. 

Isso porque o controle não deve ficar a cargo de apenas uma pessoa, o recomendado é dividir essa demanda. 

Já a tarefa de  gerenciar o controle financeiro deve estar a cargo de uma pessoa que tenha experiência e capacidade para entender todos os processos.

Além disso, deve também saber gerenciar possíveis crises a fim de evitar rombos maiores. 

Por que fazer um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é essencial para cumprir as metas de crescimento. Ninguém quer ter uma empresa somente por ter. Ela precisa gerar receita e lucros. 

Por isso, é preciso se preparar para o pagamento de tributos, fornecedores e gastos fixos como aluguel, conta de água, luz, dentre outros. 

Com o controle financeiro é possível antecipar os riscos e caso seja necessário um grande investimento, a empresa terá como fazê-lo. 

Fluxo de caixa e controle financeiro para empresas 

Aprofundar o cuidado que se tem com o controle financeiro é o que diferencia as empresas que chegam ao sucesso das que fecham com poucos meses de funcionamento. 

Afinal, o fluxo de caixa é o registro de  tudo o que entrou e saiu da empresa em um determinado período.

Muitas empresas fecham por não saberem administrar o seu fluxo de caixa e ter um bom controle financeiro de empresas. E esse é um erro que você deve evitar. 

Para isso é fundamental compreender as movimentações financeiras. 

Muitas pessoas cometem o erro de achar que: sempre quando entra mais dinheiro a empresa está tendo lucro. Um grande erro!

Mas, na verdade, uma empresa só passa a ter lucro quando todas as despesas já foram pagas. Errar neste conceito pode fazer com que a empresa tenha um rombo em suas finanças e comprometa todo o controle financeiro empresarial.

Por falar em lucro, você deve se atentar quanto os prazos de pagamento dos seus fornecedores, pois somente após toda a quitação de uma dívida é que podemos dizer que a empresa passou a ter lucro. 

Ter ciência sobre isso é o que permite que o controle financeiro seja eficaz e que os erros sejam minimizados. 

Invista no controle financeiro empresarial para cuidar das suas finanças!

Durante este conteúdo você pode compreender mais sobre controle financeiro empresarial, controle financeiro para pequenas empresas e como aplicá-lo na gestão de clínicas e consultórios!

Vale ressaltar que isso é fundamental para que as empresas prosperem e não fechem em poucos meses de abertura. 

Estabelecer uma rotina de inserção dos registros no sistema de controle financeiro se torna imprescindível ao passo que as entradas e saídas vão aumentando o volume. 

No caso de uma empresa com um grande volume de registros é ideal fazer o controle financeiro após o expediente, pois caso tenha alguma divergência ela poderá ser solucionada quanto antes.

Fazer o controle financeiro para pequenas empresas também precisa estar na lista de atividades diárias.

Aliás, um bom planejamento financeiro é um grande aliado desse controle e deve ser feito.

Por meio dele você poderá visualizar com mais facilidade quando é o momento certo para reinvestir os lucros que obteve durante um determinado período.

Ter ciência sobre tudo isso é o que permite que o controle financeiro da sua clínica seja eficaz e que os erros sejam minimizados. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *