Descubra como fazer o controle de fluxo de caixa do seu consultório

with Nenhum comentário

Fazer o seu controle de fluxo de caixa vai te ajudar a identificar o que fazer para aumentar seus lucros. Afinal, com dados precisos é que você pode decidir qual o momento certo para investir ou expandir os negócios. 

Controle de fluxo de caixa pela planilha

O controle fluxo de caixa faz parte da administração financeira do consultório e entender sua importância assim como saber realizá-lo do jeito correto garante a sobrevivência da sua empresa.

Embora, muitos dentistas não enxerguem o consultório como uma empresa é importante mudar a forma vê-lo para fazer um gerenciamento eficiente. 

Ainda mais quando se trata das finanças do seu negócio. Tenha em mente que o controle de caixa te permite prever o quanto de dinheiro terá em cada época do ano. 

Assim, será possível reinvestir a fim de fazer melhorias em seu consultório e no atendimento. 

Neste conteúdo vamos te mostrar o passo a passo para conseguir ter o controle de caixa empresa e não errar nas contas nunca mais! Veja: 

O que é controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas financeiras que acontecem no seu consultório. 

Com o controle de entrada e saída é possível localizar possíveis problemas e traçar estratégias que possibilitem minimizar o impacto dos erros. 

A fim de garantir o sucesso da utilização do controle de caixa empresa você deve ter registros detalhados tanto dos lucros, como dos gastos do seu consultório. 

Dessa forma, pode fazer uma análise diária, mensal e até mesmo anual com menos divergências do seu fluxo de caixa. 

Isso possibilita que diante de algum problema você encontre a raiz dele e tenha dados reais para traçar estratégias que os solucionarão. 

A importância do fluxo de caixa

Ter um  controle de entrada e saída de caixa é importante, pois ele pode ser utilizado de diversas maneiras para melhorar e otimizar a gestão financeira do seu consultório. 

Entre os principais benefícios de se ter um controle de entrada e saída estão: 

1. Auxílio no gerenciamento dos gastos

Ao controlar seu fluxo de caixa você consegue analisar quais gastos estão sendo desnecessários dentro de um determinado setor do seu consultório. 

Ou seja, caso algum setor esteja desperdiçando investimento é possível que você corrija antes que ele comprometa o seu lucro. 

2. Assegura o controle sobre as finanças

Com o controle de caixa você tem um domínio maior sobre as contas do seu consultório. 

Neste contexto, podemos dizer que com o fluxo de caixa você sabe exatamente onde está sendo investido o seu dinheiro e também de quais tratamentos os seus lucros estão sendo gerados. 

3.Garante que você tenha um planejamento financeiro

É por meio das análises dos históricos do fluxo de caixa que você poderá fazer projeções que te auxiliem no planejamento financeiro. 

Com essas análises você pode ter uma noção do quanto terá de lucro e de gastos em determinados meses devido à sazonalidade e a diminuição da busca por certos procedimentos. 

4. Auxílio nas tomadas de decisão 

Com o controle de entrada e saída de caixa, você terá informações o suficiente para te auxiliar quando tiver que tomar decisões em prol do seu consultório. 

Vale ressaltar que os dados obtidos no acompanhamento do fluxo de caixa são imprescindíveis para que você tome decisões assertivas. 

Isto porque, você estará se pautando em dados reais e assim, você pode traçar estratégias para que os dados se mantenham ou melhorem. 

Modelos de fluxo de caixa

Para ter o melhor desempenho do seu consultório e do seu controle de caixa empresa você deve saber que ele nada mais é do que o controle de entradas e saídas. 

Conheça abaixo dois modelos de controle de fluxo de caixa: 

Controle de caixa empresa: Projetado

O controle de fluxo de caixa projetado significa que com ele você não saberá somente as entradas e saídas, mas também terá conhecimento sobre as projeções. 

Dessa forma, o modelo de fluxo de caixa projetado permite que você planeje ações e estratégias futuras para o seu consultório com base nos resultados obtidos ao controlar fluxo de caixa. 

Entre as funções do fluxo projetado está a organização das finanças do consultório. Pois, ele pode projetar a realização de pagamos e recebimentos. 

Além disso, ele auxilia na correção dos possíveis erros relacionados ao setor financeiro. Ou seja, ele permite que a empresa não fique no vermelho por muito tempo. 

Dentro deste contexto, o modelo de fluxo projetado também permite que você possa projetar investimentos a fim de expandir o seu consultório. 

Vale frisar que o modelo é uma análise da atual situação do consultório e do controle de caixa para que seja construída uma visão do futuro.  

Controle de fluxo de caixa: Livre

O controle no modelo livre é responsável por medir a capacidade de geração dos lucros do seu consultório, a curto, médio e longo prazo. 

Estes dados devem indicar o saldo existente na comparação com o fluxo de caixa operacional. 

Na prática, o modelo livre visa dar uma noção do que o futuro reserva para a empresa com o controle de caixa. 

Pensando nisso, ele deve responder se você deve abrir uma nova unidade, pagar as dívidas ou até mesmo fechar as portas. 

Faça o controle do seu caixa e tenha poder sobre as suas finanças!

Durante este conteúdo você pode comprar mais sobre o que é o fluxo de caixa e aprendeu a sua importância dentro do seu consultório. 

Para não ser pego de surpresa ao encontrar problemas no seu setor financeiro é imprescindível que você saiba como controlar fluxo de caixa. 

Somente com o controle de caixa empresa é que você terá dados corretos para cortar gastos, aumentar o seu estoque de materiais e até mesmo investir na melhora do consultório. 

Lembrando que todas as estratégias e decisões devem ser tomadas em prol do consultório e da melhora no atendimento ao seu paciente. 

Sendo assim, você pode e deve controlar fluxo de caixa para aumentar o seu lucro e expandir o seu negócio!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *