Como aumentar engajamento de uma clínica no Instagram

with Nenhum comentário

Entender como o algoritmo do Instagram funciona significa que você pode usá-lo a seu favor e aumentar seu engajamento.

Um algoritmo é uma lista de regras a seguir para resolver um problema, muito parecido com uma receita.

Então, quando falamos sobre o algoritmo do Instagram, não pense nele como algo a vencer, ser mais esperto ou hackear seu caminho, mas algo a se seguir para que você possa obter o máximo do app.

A primeira coisa a lembrar é que o Instagram tem tudo a ver com engajamento. Isso vai além de curtidas e comentários, nos dias de hoje trata-se de salvar, compartilhar, enviar mensagens diretas, copiar links e ativar notificações em uma única postagem.

O aplicativo está monitorando tudo isso, e cada nova atualização melhora a maneira como nos envolvemos com o conteúdo. Não qualquer conteúdo, mas principalmente o que consideram bom para nós.

Se quiser aprender mais sobre isso, leia posts que geram engajamento instagram.

Para o alvoroço do mundo, quando o Instagram abandonou o feed de notícias cronológicas, eles estavam substituindo ‘tempo postado’ por ‘probabilidade de você gostar’ como uma classificação.

Como resultado de mudanças drásticas no aplicativo, como esta, sabemos que esse algoritmo propõe a:

  • Avalia como conteúdo bom baseado no engajamento;
  • Prioriza esse conteúdo para os usuários que provavelmente também se envolverão com ele.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Quando você posta uma foto ou vídeo no seu perfil, inicialmente é mostrado apenas em uma pequena porcentagem dos feeds dos seus seguidores (estimada em menos de 10%)

O algoritmo rastreia a rapidez com que esses seguidores se envolvem com ele  - não há apenas pressão para obter curtidas, você também está contra o relógio.

Ele também avalia o “sucesso” daquela foto ou vídeo com base em sua taxa média de engajamento e velocidade.

Se tiver um bom desempenho, o algoritmo considera um ‘bom conteúdo’ que as pessoas desejam ver. Portanto, é mostrado a uma porcentagem maior do seu público, é apresentado em uma posição mais alta nos feeds das pessoas e pode até mesmo aparecer na página ‘Explorar’.

Parece muito estressante, eu sei. Um usuário normal irá trabalhar no dia a dia sem ter que se preocupar com nada disso. Mas, para clínicas e consultórios, saber como esse algoritmo funciona pode ser equivalente a engajamento e sucesso de marketing.

Então, vamos aproveitar esse conhecimento e brincar, aqui estão 5 maneiras de aumentar seu envolvimento com base nas regras do algoritmo do Instagram:

1 – Obtenha os números

Não perca tempo tentando descobrir que tipo de conteúdo o algoritmo do Instagram favorece.

Você pode comparar facilmente o desempenho de seus posts recentes, classificando-os por número de curtidas, comentários e taxa de engajamento.

Dessa forma, você poderá ver os tipos de postagens que atendem melhor ao seu público: sejam insights de bastidores sobre o negócio, vídeos, postagens de texto ou conteúdo gerado pelo usuário.

Depois de perceber essas tendências, você pode atender melhor seu conteúdo ao que seus seguidores desejam ver. Rastreie sua taxa geral de engajamento usando uma calculadora.

Então relaxe e deixe o algoritmo do Instagram fazer seu trabalho!

2 – Poste quando seu público estiver online e ativo

Como no jogo de engajamento agora leva em consideração a velocidade, é importante que você esteja lançando conteúdo quando as pessoas estiverem realmente lá para interagir com ele.

Ninguém quer que um conteúdo incrível caia no buraco negro do Instagram, quer?

Usando o Instagram Insights, você pode ver os horários do dia em que a maioria dos seus seguidores estão online. Anote seus horários de pico e planeje seu conteúdo para sair durante esses horários.

Da mesma forma, evite postar quando seus seguidores estiverem inativos, pois é provável que seu conteúdo tenha pouco alcance e isso seria um desperdício muito triste.

Para tornar esse processo ainda mais fácil, você pode agendar seu conteúdo com antecedência para postar no momento em que seu público estiver mais ativo.

Existem diversas ferramentas que fazem isso atualmente.

3 – Use os Stories do Instagram

Os Stories do Instagram são mais importantes do que nunca e são uma ótima maneira de interagir e se envolver com seu público.

Devido à natureza imediata das Histórias e à corrida de algoritmos para obter engajamento rápido, vimos a mania de ‘NOVO POST’ surgir.

Isso foi habilmente adotado pelos usuários para atrair as pessoas de seus stories e levá-las ao perfil para interagir com uma postagem.

Eu uso a palavra ‘atração’ porque geralmente o usuário captura a nova foto do seu perfil e posta no stories escondendo o novo conteúdo com emojis ou desenhos, a fim de instigar curiosidade no visualizador (nós conhecemos seu jogo).

Se uma conta tem mais de 10.000 seguidores, ela tem acesso ao recurso ‘Swipe Up’ dos Stories, onde celebridades, blogueiros e marcas costumam criar links para suas postagens mais recentes em uma chamada à ação para que seus seguidores avaliem e curtam / comentem.

Devido ao fato de que o algoritmo do Instagram também rastreia o comportamento do usuário nos stories, o conteúdo terá uma classificação elevada se as pessoas clicarem e depois interagirem com aquela postagem.

4 – Prenda a atenção do público

As pessoas estão passando direto pelo seu conteúdo no feed do Instagram? Ou parando para ler, assistir e se envolver?

Como o algoritmo está monitorando por quanto tempo as pessoas estão olhando suas postagens, certifique-se de que haja algo para segurá-las.

Considere usar mais vídeos em sua estratégia de conteúdo, que você pode programar junto com suas fotos.

Os vídeos naturalmente mantêm as pessoas em uma postagem por mais tempo e chamam a atenção conforme as pessoas estão rolando o feed, porque eles começam automaticamente.

Da mesma forma, pense em maneiras de incorporar postagens de carrossel em seu conteúdo do Instagram. Este é um ótimo recurso que permite fazer upload de até 10 fotos e vídeos em uma única postagem.

O ato de deslizar pelas imagens será considerado uma “interação”, além de manter as pessoas naquele post por mais tempo. Você pode utilizar galerias para mostrar seu produto e fornecer informações valiosas ou guias passo a passo.

Você também pode incluir uma legenda envolvente lembrando as pessoas de “deslizar para ver mais”.

DICA BÔNUS: use conteúdo em formato retrato (proporção de 4:5) o máximo possível no Instagram, pois ele ocupa a maioria dos feeds de seus seguidores quando eles estão rolando.

5 – Envolva-se com seu público

Temos muitos motivos para acreditar que o algoritmo do Instagram rastreia a frequência com que você se envolve com o conteúdo de outras pessoas.

Lembre-se, o Instagram tem tudo a ver com engajamento. Essa é uma via de mão dupla, então você tem que ceder um pouco para ganhar um pouco.

Interaja com seus seguidores respondendo aos comentários deles em suas postagens e suas perguntas no direct.

Passe algum tempo no app curtindo e interagindo com as fotos, vídeos e stories de outras pessoas e o algoritmo do Instagram irá reconhecê-lo como um usuário ativo.

É quase certo que você verá um aumento no envolvimento como resultado (basicamente, faça alguns amigos!).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *