4 Formas de Trabalhar Remotamente na Crise

with Nenhum comentário

Enquanto não podemos cair de casa por conta da pandemia, podemos aproveitar os benefícios que os avanços da tecnologia têm proporcionado para quem precisa trabalhar remotamente.

A disseminação acelerada do novo Covid-19 fez muitas empresas precisarem se adaptar rapidamente a um novo modelo de negócios: o trabalho remoto!

Esse novo modelo de home office tem atendido diversos setores do mercado, até mesmo as clínicas médicas e odontológicas.

Embora o home office em si não seja algo novo, para muitas empresas e pessoas ainda é uma novidade. E, por isso, exige ainda um período de adaptação que pode variar de acordo com cada demanda.

Toda crise abre uma nova oportunidade para o mercado. Prova disso é que um modelo de trabalho que antes demorava muito para ser implementado, é feito agora em poucos dias.

Para garantir que você possa continuar atendendo em seu consultório normalmente, separamos 4 dicas para trabalhar remotamente durante a crise. Acompanhe abaixo!

1- Confira a capacidade dos seus equipamentos e dispositivos

A primeira medida que você deve tomar para garantir que possa continuar atendendo normalmente, é verificar a capacidade de seus equipamentos e dispositivos.

Por quê? 

Porque com muitos equipamentos trabalhando ao mesmo tempo, considerando que toda a sua equipe também atenderá remotamente, o sistema pode colapsar, caso não esteja bem preparado para esse tipo de atendimento.

Se o sistema desestabilizar, você poderá ter problemas em meio a uma consulta.

Portanto, a dica é: invista em bons profissionais de TI que possam fazer a manutenção/inspeção frequentemente para que você possa manter a qualidade do seu atendimento!

2- Tome os cuidados necessários com dados confidenciais

Se você pretende seguir o trabalho remoto com o seu consultório pelos próximos meses, é extremamente importante tomar cuidado com os dados confidenciais.

Isso é, dados confidenciais de pacientes, registros com dados pessoais, dados médicos, e até mesmo os registros financeiros do seu consultório.

Afinal, a internet está cheia de cibercriminosos que estão de olho o tempo inteiro em sistemas com segurança falha.

Por isso, a nossa dica é: contrate uma equipe de TI confiável para que todos esses dados mais importantes sejam devidamente criptografados e guardados em arquivos seguros de difícil acesso, de preferência em nuvens protegidas por senhas criptografadas.

3- Use um bom sistema de autenticação

Para aumentar o sistema de segurança no seu consultório, não basta usar senhas seguras.

O ideal é que haja investimento em softwares de segurança que peçam mais de um fator de autenticação de acesso. Por exemplo, códigos Token ou SMS.

Assim, apenas o responsável geral terá acesso a determinados dados, sejam do paciente ou do profissional de saúde.

Utilizar esse tipo de software acrescenta mais segurança no sistema como um todo. Desse modo, apenas pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados confidenciais.

Mesmo fazendo home office, é importante implementar esse tipo de sistema de segurança!

4- Organize bem o cronograma da equipe

Não é tão fácil como parece se adaptar de forma rápida a esse novo modelo de trabalho.

Portanto, é importante que o responsável pela liderança da equipe deixe claro desde o início como será toda a operação de forma remota, e que esteja aberto a ouvir as dificuldades que podem surgir para quem não se adaptou ainda a esse modelo de trabalho.

Trabalhar remotamente fazendo home office não significa que a equipe está mais presente ou que a produção passará a ser maior.

Por isso, é importante que sejam feitas reuniões semanais para que seja discutido a data de entrega dos trabalhos ou para que seja apresentado um relatório de desempenho.

Desse modo, será mais fácil identificar as dificuldades apresentadas pela equipe para que os reparos necessários sejam feitos a fim de otimizar o tempo das consultas.

Qualquer processo que exija mudanças leva tempo até que as pessoas possam se adaptar. Por isso, é importante ter paciência e empatia durante a pandemia.

A preocupação com a saúde é geral, e por isso, é importante que a equipe esteja sempre alinhada sobre as medidas de segurança para que as expectativas durante o trabalho remoto sejam atendidas.

Seguindo as nossas dicas acima, o seu consultório poderá continuar atendendo seus pacientes de forma segura e eficiente!

Conteúdo produzido por Viktor Druker, redator na empresa Desk Coworking

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *