Uma das características mais atraentes de uma pessoa é o seu lindo sorriso .
Para manter os dentes em perfeitas condições, limpezas semestrais em conjunto com uma boa rotina diária de higiene bucal, que inclui escovação e uso do fio dental, são essenciais para manter uma boca saudável.
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) considera escovar os dentes como um aspecto importante da sua rotina de atendimento odontológico.
No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe que não está cuidando dos dentes da maneira que deveria . Use as dicas abaixo para cuidar melhor do seu branco perolado.
Dica 1: escolha a escova de dentes e o creme dental certos
Sua escova de dentes:
- Escove duas vezes ao dia usando uma escova de dentes com cerdas macias.
- Sua escova de dentes deve caber confortavelmente na boca e permitir que você alcance todas as áreas facilmente.
Sua pasta de dentes:
Use uma pasta de dente que possua o selo de aceitação da ABO. Esses cremes dentais ganham o selo de aceitação da ABO, provando sua segurança e eficácia ao Conselho de Assuntos Científicos da ABO.
Dica 2: use a técnica adequada de escovação
- Depois de aplicar um pouco de pasta de dente do tamanho de uma ervilha nas cerdas umedecidas, coloque-as nos dentes superiores em um ângulo de 45 graus com as gengivas.
- Mova a escova de dentes para frente e para trás suavemente, certifique-se de usar movimentos curtos que sejam tão largos quanto cada dente.
- Você precisa escovar a superfície de mastigação, a superfície externa e a superfície interna de cada dente.
- Quando chegar a hora de limpar as superfícies internas dos dentes da frente, incline cuidadosamente a escova de dentes na vertical. Use movimentos para cima e para baixo nesta área dos dentes.
- Lembre-se de escovar os dentes por dois minutos.
- Depois de terminar de escovar os dentes, não enxágue; apenas cuspa.
- Evite comer ou beber por 30 minutos.
4 erros que as pessoas fazem relacionadas a escovar os dentes
1. Lavagem Após Escovação
A lavagem após a escovação reduz a quantidade de flúor que permanece na boca; assim, reduzindo sua eficácia.
O flúor ajuda a fortalecer o revestimento rígido e protetor dos dentes (esmalte). Se você precisar enxaguar, em vez de água, use um enxaguatório bucal contendo flúor para enxaguar depois de escovar.
Para aproveitar ao máximo o flúor, aguarde pelo menos 30 minutos antes de comer ou beber.
2. Usando a mesma escova de dentes por muito tempo
Se você estiver usando a escova de dentes de forma consistente, a vida útil é de cerca de três meses (ou 200 usos).
Nesse ponto, as cerdas do pincel provavelmente estão desgastadas, o que é uma boa indicação de que é hora de mudar. Uma vez que as cerdas estão quebradas ou desgastadas, elas perdem sua flexibilidade e não conseguem limpar adequadamente.
Além disso, depois de usar sua escova de dentes por alguns meses, partículas e bactérias de alimentos começaram a se acumular nela.
3. Não escovar por tempo suficiente
A duração recomendada para cada sessão de escovação é de dois minutos; no entanto, a maioria das pessoas escova apenas por 45 segundos.
Escovar os dois minutos inteiros é essencial porque dá ao fluoreto na pasta de dente tempo suficiente para fixar no esmalte do dente.
Quase todas as escovas de dentes elétricas/eletrônicas disponíveis hoje têm temporizadores de dois minutos incorporados ao seu design.
Para quem usa uma escova de dentes manual, pode usar o cronômetro no telefone ou cantarolar uma música que dura dois minutos.
Algumas opções de música incluem:
- “America the Beautiful”
- Alvin e os Esquilos ‘, “A Canção dos Esquilos – O Natal Não Atrase”
- A música “ABC”
- A música “Maçãs e Bananas”
4. Não escovar regularmente
A placa bacteriana é o resíduo que as bactérias excretam ao comerem as partículas de alimentos e o açúcar que permanecem na boca após as refeições.
Esta placa é pegajosa e contém ácido que danifica o esmalte do dente. Essa placa precisa ser removida; caso contrário, como o esmalte é destruído, é provável a cárie dentária.
Quando a placa não é removida dentro de 24 a 72 horas, ela endurece e se transforma em tártaro (ou cálculo).
Uma vez que a placa endurece em tártaro, apenas um profissional da área odontológica pode removê-la.
À medida que o tártaro se acumula, ele fornece um refúgio seguro para as bactérias, permitindo que ele continue se multiplicando, criando placas e danificando o esmalte dos dentes.
Clique e conheça loja virtual de produtos médicos
A importância do uso do fio dental
Mesmo após a escovação, as bactérias podem permanecer entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar.
O uso do fio dental ajuda a remover as partículas e placas dos alimentos entre os dentes e também abaixo da linha da gengiva nessas áreas.
Portanto, se você ainda não usar fio dental uma vez por dia, precisará adicionar esta tarefa à sua rotina diária de higiene bucal.
Usar o fio dental antes de dormir é uma boa idéia, porque você remove tudo o que se acumulou entre os dentes ao longo do dia. Você pode usar flossers de água e flossers descartáveis para facilitar o processo.
Agora, você está pronto para começar a escovar (o caminho certo).
Com essas dicas e erros comuns em mente, você tem o conhecimento necessário para escovar os dentes corretamente e manter seu sorriso bonito. Mas, para manter seu sorriso deslumbrante, continue suas visitas regulares ao dentista.
Deixe seu comentário