Sua Clínica Odontológica cresceu mais que o Time?

with Nenhum comentário

Geralmente o crescimento de uma empresa acontece de maneira gradual e lenta. E quando há um declínio muito acentuado, ou um crescimento acelerado, começam as preocupações.

No post de hoje vamos tratar do segundo cenário, onde o empresário ao vivenciar um momento de grande crescimento, acaba se perdendo nos resultados e desconsiderando a equipe que faz com que eles aconteçam.

E o seu time está estruturado para acompanhar o seu crescimento e o grande volume de demandas que virá? Você sabe como se planejar junto à equipe para não perder talentos nem as oportunidades de negócio? Vamos responder a todas essas perguntas no decorrer do texto!

Analisando a capacidade de cada funcionário

É um movimento “natural” que com o aumento do volume de demandas de forma rápida e abrupta, os funcionários comecem a ficar sobrecarregados.

Mas, para que isso não aconteça, é preciso que você saiba o que cada membro da equipe faz, e que para delegar mais trabalho é preciso analisar a capacidade de cada um e descobrir quem poderia ficar responsável por um período determinado.

Conhecendo as principais características de cada colaborador é uma boa fonte de informação para embasar a sua decisão de repassar mais trabalho, sempre levando em consideração a eficiência e tempo de entrega durante períodos mais acelerados.

Quando você faz uma boa gestão de pessoas, você consegue entender se o momento é de contratar mais funcionários ao invés de sobrecarregar sua equipe com mais demandas e acúmulo de funções.

Preparando os funcionários para se tornarem gestores

Outro movimento que acontece com o crescimento acelerado de uma clínica, é a necessidade de transformar alguns funcionários em gestores de suas áreas. Dessa forma é possível diluir as responsabilidades entre as equipes existentes.

E a sua função neste momento é orientar corretamente esses profissionais para que eles se tornem bons gestores, e funciona da seguinte forma:

  • Primeiramente você deve alinhar as suas expectativas com as do funcionário em questão;
  • Aumente as responsabilidades dele de maneira gradual;
  • Acompanhe a evolução do profissional em cada nova tarefa que for realizada durante um período de tempo determinado;
  • Dê feedbacks com frequência, sempre indicando os caminhos que o profissional deve seguir.

Melhorando processos

É importante que você saiba se a estrutura atual da sua clínica é escalável daqui 6 meses ou um ano. Pois quando o crescimento acontece de maneira acelerada, é preciso que você pare para analisar todos os seus processos.

Por exemplo, fazer uma varredura sobre os processos que demandam mais tempo e atenção e os que são “menos importantes” para entender que é possível automatizar alguns ações e deixar com que os funcionários se concentrem mais no que for realmente relevantes e importante.

Fazer isso pode não ser fácil, por isso é sempre aconselhável que você procure a ajuda de profissionais que possam ajudar.

O Sebrae Campo Grande MS possui diversas consultorias, cursos e orientações para que as empresas saibam fazer esse tipo de planejamento e melhorar todos os processos, aumentando a eficiência e, consequentemente, os resultados.

Invista em outras áreas

Juntamente com a análise sobre os processos da sua clínica, consequentemente você irá se deparar com a possibilidade de dar atenção e investir em outras áreas.

Por exemplo, se você possui uma clínica odontológica, o quanto de investimento e esforço você está colocando no marketing para divulgar seus serviços e dos profissionais que atuam com você?

Se este é um bom momento na sua empresa, com relação à questão de crescimento, talvez também seja a hora de pensar o quanto você pode investir em outras áreas e melhores estratégias para trazer mais lucratividade, fazendo com que sua empresa cresça de forma saudável, sustentável e constante.

Estruturar a gestão da sua clínica e orientá-la para a busca de resultados eficientes é uma das melhores estratégias para manter o seu time unido e focado nos objetivos que você estabeleceu.

E mais do que isso, somente com uma boa gestão de negócios que será possível à sua empresa buscar a escalabilidade, ou seja, o aumento do faturamento sem alteração (significativa) dos custos.

E a gestão caminha lado a lado com o planejamento estratégico da sua empresa: a gestão é a métrica que irá validar este plano. Afinal, não é focando em apenas uma ação, como a aquisição de clientes, se você não tem um caminho a ser seguido para gerir o seu time e planejar as entregas.

E mesmo ao crescimento acelerado, nunca se esqueça dos valores do seu negócio. Eles devem fazer parte do seu dia a dia, ser cultivado em meio aos funcionários, sócios e parceiros, para que todos estejam conectados em um mesmo objetivo e que a mensagem chegue ao seu público.

Nós esperamos que nossas dicas neste artigo tenham sido úteis para que você possa encontrar o melhor caminho para o sucesso, e fazer com que sua equipe atinja o maior potencial possível e assim te ajude a crescer mais ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *