Entenda os diferenciais da gamificação e como ela pode gerar resultados na área da odontologia

with Nenhum comentário

A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser utilizada em diversos cenários e para diferentes objetivos dentro de um negócio, levando muitos resultados para muitas pontas da estratégia.

Diferente do que muitos pensam, a gamificação não está restrita a apenas alguns setores e ela pode ser bem implementada em diversas equipes, afinal, não existem restrições para treinar e desenvolver colaboradores, certo?

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre essa metodologia, seus diferenciais e como ela pode gerar resultados para uma área específica: a da saúde. Confira!

O que é gamificação?

A gamificação é uma metodologia que consiste na utilização de jogos e cenários lúdicos para incentivar, reforçar e desenvolver o aprendizado dentro de um ambiente.

Através dela, diversos recursos podem ser utilizados como pontuações, competições, rankings, storytelling e muitas outras técnicas para que o colaborador se engaje com seus objetivos educacionais.

Utilizar a gamificação no ambiente de trabalho torna o aprendizado mais próximo do colaborador, o coloca como protagonista de sua jornada, facilita a dinâmica entre teoria e prática e mantém os profissionais engajados e motivados.

Por ser uma metodologia de jogos, muitos pensam que ela pode ser aplicada apenas em alguns ambientes pela sua “forma lúdica”. É importante dizer que implementar jogos e metodologias ativas dentro do ambiente de trabalho fortalece e desenvolvimento humano e ela pode ser desenvolvida de forma adequada para qualquer meio de trabalho.

Mais do que isso, os jogos não estão apenas presentes na vida de crianças e adolescentes. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2019, 66% das pessoas costumam jogar algum jogo eletrônico, seja no celular, computador ou videogame.

Por que não então utilizar essa realidade dentro do ambiente corporativo e tornar o aprendizado mais do que apenas um calendário a ser cumprido?

A gamificação e a odontologia

Como citamos, a gamificação tem o poder de aumentar o engajamento dentro de alguma atividade e de manter o empenho e motivação dos colaboradores por mais tempo no que é proposto.

Como qualquer outro setor de saúde, a odontologia exige um alto nível de qualidade e excelência dos profissionais para que eles sejam capazes de lidar com os mais diversos tipos de situações e pessoas em suas rotinas.

E isso não está apenas nos profissionais que estão na linha de frente, afinal, o desenvolvimento envolve a todos, desde a recepção, setores administrativos até, finalmente, os profissionais que realizam procedimentos em seus pacientes.

Muitas são as formas de se atualizar na área e para ser uma empresa que se destaca e se diferencia no mercado, é importante oferecer mais do que leituras, eventos e treinamentos formais.

Apostar em metodologias ativas e aprendizado de forma mais leve e interativa faz todo sentido também nesse cenário organizacional e em diferentes momentos da jornada do seu colaborador.

Recrutamento e seleção

A gamificação pode ser um diferencial antes mesmo de ter de fato um colaborador em sua empresa e ela pode ser uma metodologia utilizada na atração de profissionais.

Ao implementar gamificação no seu processo de recrutamento e seleção, é possível criar diversos filtros e buscar por competências específicas de seus candidatos, de forma leve e engajadora.

Oferecer experiências diferenciadas já no processo seletivo dá uma grande diferencial para sua marca que passará a ser reconhecida, atraindo novos talentos de forma orgânica.

Além disso, facilita o trabalho do seu RH, pois a gamificação cria filtros e dá candidatos mais prontos para os próximos passos de seus processos e baseado em dados e insights é possível seguir conhecendo mais de seus futuros talentos.

Onboarding

Logo depois de selecionar seus profissionais é preciso manter e aumentar a experiência e recebê-los bem é crucial. Para isso é importante contar com um processo estruturado de onboarding para que todas as informações e cultura da empresa já comece a ser repassada para as novas pessoas.

Muitas metodologias podem ser combinadas nesse processo e a gamificação também cabe muito bem nele. O momento inicial do colaborador conta com grande volume de informações, regras e aprendizados, certo?

Ao pensar em formas mais leves e caminhos, é possível que o colaborador crie sua jornada e aprenda de forma fluída com a ajuda da gamificação.

Treinamento e desenvolvimento

Independente do setor em que um profissional está na área odontológica, muitos são os procedimentos, ferramentas e novidades no setor. Nem sempre é possível tirar todos os atendimentos para ensinar sobre novos passos.

Portanto, a gamificação é um importante pilar da gestão de conhecimento, que precisa ser fomentada a todo tempo. É interessante que as empresas contem com bases de conhecimento, atualizem seus treinamentos e ofereçam diversas formas de capacitação ao longo do tempo para que os funcionários busquem sempre a excelência em seus postos.

Interação com pacientes

Mais do que apenas ser uma ferramenta de uso interno, a gamificação pode ajudar também que as clínicas odontológicas tenham interação e ofereçam experiências diferenciadas para seus pacientes.

Imagine só o diferencial ao oferecer aplicativos ou sites com jogos para que seus clientes participem e tornem a ida ao dentista muito mais do que apenas uma rotina, virando essa uma experiência?

É possível gamificar para ensinar seus pacientes de todas as idades e oferecer conteúdos relevantes e educativos desde como passar fio dental corretamente até como higienizar o aparelho ortodôntico, por exemplo.

Esse é um exemplo simples, mas que pode ser incorporado em seu setor, dando grandes benefícios para o negócio e reconhecimento do cliente.

Assim como citamos, a gamificação na área odontológica pode ser utilizada em diversos momentos na jornada do cliente e colaborador. E, com tantas possibilidades dessa metodologia, muitos são seus benefícios, como:

  • Mantém os profissionais atualizados e capacitados;
  • Aumenta engajamento e motivação;
  • Reduz erros e aumenta produtividade;
  • Melhora a imagem da empresa para os clientes;
  • Aumenta a assimilação entre teoria e prática;
  • Reduz gastos com erros e retrabalho;
  • Melhora o clima organizacional e a troca entre equipes;
  • Deixa o conhecimento disponível para todos os níveis;

Portanto, desenvolver e capacitar todos os profissionais de um negócio é essencial para buscar os objetivos e manter sempre a empresa no rumo do crescimento.

Como o seu negócio está preparando colaboradores e desenvolvendo profissionais? Aproveite que agora você sabe mais sobre gamificação e comece agora mesmo a criar treinamentos com base em gamificação para seu cenário!

Conteúdo produzido por Engage.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *