5 estratégias para atrair pacientes para seu consultório

with Nenhum comentário

Junte-se aos consultórios e clínicas de sucesso, colocando em prática essas 5 estratégias de marketing! 

Qual o segredo das clínicas de sucesso? Essa é a pergunta que tem incomodado muitas pessoas que buscam por soluções para atrair e aumentar os pacientes de seus consultórios. 

Manter uma agenda cheia realmente não é uma tarefa tão simples, mas não é impossível. Neste artigo você aprenderá as 5 formas mais eficazes para atrair pacientes, fidelizá-los e torná-los promotores de sua marca. Acompanhe:

1. Redes sociais 

Talvez você não saiba, mas, de acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, mais de 3,5 bilhões de usuários estão nas redes sociais. 

E o que esse número significa? Que a internet é um excelente meio para divulgar o seu trabalho e atrair pacientes para seu consultório! 

Com esse número cada vez maior, jamais poderemos negar que as redes sociais (sejam elas Facebook, Instagram, YouTube ou outra), são ótimas aliadas dos empreendimentos. 

Mas, como fazer da sua audiência nas redes sociais a audiência de seu site? 

A palavra de ordem para que isso aconteça é: interação! 

O público que acompanha seu consultório na internet quer ser notado, quer ter seus comentários respondidos, suas publicações curtidas etc. Então, interaja com eles. Mostre que não há robôs por detrás da tela de um celular ou computador, mas sim pessoas. 

Além disso, lembre-se de manter uma frequência de publicações no perfil de seu consultório e equilibre as postagens entre promoções, curiosidades e, se você se sentir confortável para isso, mostrar o lado humano de sua empresa (bastidores, funcionários etc.). 

Isso é uma estratégia e tanto para atrair pacientes! 

2. Marketing on-line

Se você já tem um site do seu consultório, ótimo! Já está a um passo a frente de seus concorrentes e já está contribuindo para que sua empresa seja conhecida na internet.

Mas como fazer as pessoas acessarem seu site? 

Além de divulgar pelas mídias sociais, uma excelente pedida é investir em mídia paga para que seu site chegue as pessoas com reais interesses de compra (possíveis compradores que no marketing chamamos de potenciais clientes). 

O Google Ads, antigo Google AdWords, pode ser a ferramenta ideal para isso e a forcinha necessária para que seu consultório cresça e seja conhecido. Afinal, ele é uma plataforma de anúncios do Google, através do qual é possível anunciar seus serviços e direcioná-los a públicos específicos. 

Como funciona? 

Resumidamente, os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave que remetem aos serviços e soluções oferecidas pela empresa e em seguida são definidos os lances para essas palavras. Após, o processo é de definição de público-alvo, dias, regiões e horários que o anúncio será exibido. 

O orçamento que será investido na campanha, dependerá da quantidade que cada anunciante está disposto a pagar para que um usuário do Google clique em seu anúncio. Nesse sentido, o valor de investimento pode ser baixo ou altíssimo. 

Se ainda parece confuso para você toda esse assunto de lances, palavras-chave e Google Ads, sugiro conferir este conteúdo: Google Ads: a forcinha que sua empresa estava precisando. 

3. Google Meu Negócio 

Se você é do time que defende a ideia de que para ser lembrado é preciso ser visto, você também concordará com a afirmação de que é preciso ser conhecido para ser frequentado. Afinal, quanto mais popular um ambiente, um consultório ou um bar for, mais bem quisto aos olhos dos consumidores e pacientes ele será. 

E onde entra a ferramenta Google Meu Negócio nisso tudo? 

Bom, se a intenção é promover o seu consultório, é ideal que as pessoas o conheçam e saibam como chegar até você. E com a ferramenta Google Meu Negócio, você consegue disponibilizar essas informações.

Essa ferramenta serve não somente para colocar a sua empresa no mapa (como já fazia o Google Maps), mas para fornecer mais detalhes importantes para quem procurar por sua empresa na internet. 

Além de apresentar a localização, é possível adicionar: 

  • E-mail, telefone, endereço de seu site e endereço fixo completo; 
  • Dias e horários de funcionamento; 
  • Fotos de seu consultório; 
  • Seus clientes podem fazer avaliações e deixar comentários.

Essas facilidades todas ajudam especialmente ao pequeno empreendedor, para que sejam encontrados por usuários do Google nas buscas orgânicas. 

Vantagens de utilizar a ferramenta  

De acordo com o próprio Google Meu Negócio, as empresas validadas no Google têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores. 

Dentre as vantagens disso, destacamos: 

  • Publicidade gratuita; 
  • Sua empresa se torna mais conhecida (aumenta o alcance da marca); 
  • Seus clientes te encontram; 
  • Feedbacks de consumidores e pacientes;
  • Estatísticas sobre seu desempenho. 

Para criar uma conta, basta acessar a plataforma, fazer login, preencher as informações na aba “Adicionar seu negócio”, confirmar autorização para gerenciar a empresa, confirmar o local e adicionar as informações. 

4. Site profissional

Talvez você já faça algumas das estratégias acima para atrair pacientes ao seu consultório, mas será que o mais importante você já fez para a sua empresa?

Sem um site profissional é muito difícil construir autoridade para uma marca. Principalmente se ela se tratar de clínicas e consultórios, um ramo de atividade sérias, que lida com a saúde e bem-estar das pessoas. 

Nesse sentido, para aumentar a visibilidade de sua empresa, para gerar maior credibilidade de sua marca e conseguir atrair mais pacientes, é primordial que você invista em um site profissional. 

Como o próprio nome já induz, um site profissional é o espaço em que você disponibilizará informações sobre seu consultório, suas soluções, canais de atendimento, pode adicionar um espaço para agendamento de consultas, a história da empresa, fotos do ambiente etc. 

O site é, definitivamente, a cara de sua empresa na internet. É a representação de sua marca para o público. 

Quando os pacientes lembrarem de sua marca, é em um site que eles procurarão por você. Lembre-se disso! 

5. Marketing de conteúdo 

A última dica estratégica tem relação com a anterior. 

Para que um consultório cresça e tenha bons resultados a curto e longo prazo, é preciso pensar também em um marketing de conteúdo.

Essa estratégia tem se destacado por seu caráter menos invasivo e mais voltado para o relacionamento com o cliente. 

Através dela, é possível conhecer melhor o seu público ou enxergar qual é o melhor caminho para chegar até o seu cliente. 

Preparamos um passo a passo de como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo em sua empresa, garanto que você conseguirá entender e colocar em prática essa ação facilmente. 

Pronto para atrair pacientes para seu consultório? Tenho certeza que com todas essas dicas ficou muito mais fácil alavancar a sua empresa e promover ainda mais a sua marca. 

Conteúdo produzido por C2TI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *