Dentes do bebê: Quando nascem, quantos são e como aliviar o desconforto?

with Nenhum comentário

Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as mamães, principalmente as de primeira viagem, já que a fase de nascimento dos primeiros dentinhos, principalmente, tem fama de ser uma fase complicada.

É comum ouvir queixas de muitas mamães e papais, que relatam que o bebê ficou “chatinho”, choroso e, em alguns casos, até apresentaram febre, o que é super normal nessa fase, já que com o nascimento dos dentinhos as gengivas dos bebês acabam ficando bem inchadas e doloridas.

A seguir, vamos detalhar mais sobre a fase do nascimento dos dentes dos bebês, que se inicia por volta dos 6 meses de vida e vai até aproximadamente os três anos de idade.

Qual a ordem de nascimento dos dentes de leite do bebê?

Já mencionamos anteriormente que a fase de dentição se inicia por volta dos seis meses de idade, mas isso não é uma regra, portanto, não precisa se preocupar, caso os primeiros dentinhos venham aparecer antes ou depois disso.

Também vale ressaltar que a ordem de nascimento dos dentinhos também nem sempre é a mesma de uma criança para a outra, já que cada bebê tem seu próprio ritmo de crescimento. Porém, observando a maioria dos casos, podemos dizer que há maior probabilidade dos dentinhos nascerem na seguinte ordem:

  • De 6 a 09 meses: nascem os incisivos inferiores,
  • De 9 a 10 meses: nascem os incisivos superiores,
  • De 10 a 11 meses: nascem os incisivos laterais superiores,
  • De 11 a 12 meses: nascem os incisivos laterais inferiores,
  • De 12 a 14 meses: nascem os primeiros molares superiores e inferiores,
  • De 16 a 24 meses: nascem os caninos superiores e inferiores,
  • De 14 a 30 meses: nascem os segundos molares superiores e inferiores.

Portanto, até aproximadamente os três anos de idade, toda a primeira dentição do bebê, que é composta por 20 dentinhos no total, sendo 10 superiores e 10 inferiores, provavelmente terá nascido.

Essa dentição poderá permanecer até aproximadamente 5 ou 6 anos de idade, já que nesta fase é quando, muito provavelmente, os dentes de leite começam a cair e são substituídos pelos dentes definitivos.

No Instagram da Home Baby Assessoria, empresa líder no mundo materno infantil, tem um post super bacana falando sobre esse assunto.

Como aliviar o incômodo do nascimento dos dentes do bebê?

Na fase de nascimento dos dentinhos dos bebês, as gengivas ficam inchadas e bem doloridas, por isso é muito comum os bebês ficarem manhosos, com salivação excessiva e em alguns casos, apresentarem febre e alteração na flora intestinal.

Para aliviar os sintomas, principalmente quanto a coceira incômoda da gengiva, aconselhamos, nos casos de bebês que já estão na introdução alimentar, ofertar alimentos frios, como por exemplo maçã ou cenoura, mas sempre cortados em grande pedaços, para que o bebê consiga segurar de maneira fácil e não engasgue.

Outra alternativa são os famosos mordedores, que podem ser encontrados facilmente em farmácias ou lojas especializadas.

O que pode ajudar a aliviar esse desconforto é massagear a gengiva do bebê, para isso, indicamos que as mamães e papais utilizem uma dedeira macia e específica para isso, ou até mesmo, uma gaze fervida e úmida.

Nessa fase os cuidados com o bebê são muito importantes, já que eles acabam ficando bem manhosos devido aos sintomas citados e necessitam de muita atenção e carinho, por isso, é muito bom brincar e distraí-los o máximo possível, para que esqueçam da dor e do desconforto.

Devo procurar um dentista ou um pediatra?

Os dois! Sim, ter as orientações e o acompanhamento desses dois profissionais na fase da dentição do bebê é muito importante. 

O pediatra, terá o papel de acompanhar os sintomas, que já mencionamos, e identificar se há necessidade de alguma intervenção com medicamentos para aliviá-los, além também, de orientar os papais e as mamães quanto aos hábitos alimentares para esse fase, descartando da dieta alguns alimentos que podem contribuir com o surgimento de cáries.

Já o papel do dentista ou odontopediatra, será orientá-los quanto aos hábitos de higiene bucal, para garantir que todos os dentes de leite cresçam saudáveis e possam ser substituídos por dentes permanentes saudáveis também!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Home Baby Assessoria, empresa líder nacional em Assessoria à gestante, mamãe e todos os cuidados com o seu bebê.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *