PASSO A PASSO: COMO MONTAR UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

with Nenhum comentário

Você está pensando em como montar um consultório odontológico mas não sabe por onde começar? Leia este passo a passo e tire a sua ideia do papel!

Dentista mostrando como montar um consultório odontológico

A maioria das pessoas sonha em conquistar a sua independência profissional. No caso dos cirurgiões-dentistas, um caminho para atingir este objetivo seria o de construir o seu próprio negócio, ou seja, montar um consultório odontológico. 

Porém, ser dono da própria empresa é uma missão um tanto quanto desafiadora e que gera muitas dúvidas e inseguranças.

Nem mesmo isso tem intimidado os dentistas brasileiros. Não à toa, o mercado odontológico é área que mais cresce dentro do segmento de saúde na última década, segundo Conselho Federal de Odontologia.

No entanto, essa alta concorrência faz com que seja preciso muita atenção e preparo na hora de saber como montar um consultório odontológico.

Por isso, nós do blog do Clínica Ideal montamos esse passo a passo simples para você tirar todas suas dúvidas na hora de montar seu próprio consultório.

Neste conteúdo, você verá:

COMO MONTAR UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DO ZERO?

Em geral, essa pergunta leva a muitas outras questões. Com isso, o profissional acaba ficando paralisado ao invés de se sentir motivado para dar o pontapé inicial. 

Realmente, montar um consultório odontológico do zero é uma decisão que precisa ser feita com extrema segurança. 

Afinal, além de ser necessário ter um bom planejamento financeiro, será preciso realizar a gestão da empresa, realizar orçamentos, administrar a receita e despesas, encontrar soluções para divulgação e estratégias de marketing, entre outras coisas. 

Você se identifica com o exemplo acima? Então, saiba que, apesar de todas as questões, montar um consultório odontológico pode ser menos complicado do que parece. 

O importante é analisar com calma os seus objetivos e traçar metas para realizar esta missão com sabedoria e planejamento. Assim, tudo ficará mais organizado e seguro. 

PRIMEIRO PASSO: ANÁLISE DE MERCADO

Independente do padrão de vida, todas as pessoas necessitam de serviço odontológico. Por isso, ao montar um consultório odontológico você deve considerar o perfil de clientes que deseja atingir para definir as especialidades do seu consultório.

Algumas delas são: 

  • dentística;
  • endodontia; 
  • implantodontia;
  • ortodontia; 
  • periodontia; 
  • prótese dentária.

Para ter um atendimento mais amplo algumas clínicas odontológicas optam por parcerias com profissionais de diferentes especialidades, o que contribui para a captação de uma quantidade maior de clientes.

Outras preferem focar em uma única ou poucas especialidades se tornando referência na área  e, consequentemente, elevando o preço do serviço.

Logo, é essencial que você faça uma boa pesquisa de mercado para entender onde o seu negócio terá maiores chances de crescimento.

SEGUNDO PASSO: DEFINA A LOCALIZAÇÃO

Qualquer um que entenda um pouco sobre marketing sabe que a “praça” é um dos pontos determinantes para o sucesso do negócio. A localização do seu negócio está diretamente ligada ao perfil de clientes. 

Então, como montar um consultório odontológico e saber que ele está estabelecido no lugar certo?

Por lógica, regiões mais afastadas ou periféricas necessitam de serviços que supram as necessidades básicas dos seus pacientes por um valor mais baixo. 

Já em regiões mais nobres e valorizadas, com moradores de alto poder aquisitivo, existe uma procura maior por serviços específicos e muitas vezes relacionados com a estética, além da saúde bucal. Portanto, é preciso analisar essa questão com atenção. 

Uma boa opção é escolher um espaço dentro de estabelecimentos comerciais, como prédios de escritórios, centros comerciais ou shoppings. 

Como esses lugares possuem um alto fluxo de pessoas, ajuda também na captação de pacientes. 

Outro ponto importante é escolher uma a localização que seja de fácil acesso, próxima às linhas de transporte público ou, então, que tenham estacionamento para quem optar por ir à consulta de carro.  

Observação: Vale lembrar que, antes de comprar ou alugar um imóvel para montar um consultório odontológico, é importante consultar a legislação vigente junto à Vigilância Sanitária de seu município.

TERCEIRO PASSO: TOME AS MEDIDAS LEGAIS

Depois de ter feito a escolha da localização do imóvel, é hora de iniciar o processo de abertura da sua empresa. 

Isso exige a análise e registro de órgãos públicos. Então, a contratação de serviços de contabilidade e jurídico é uma boa opção para receber as orientações necessárias sobre as exigências e obrigações comerciais, tributárias, trabalhistas, fiscais, entre outras. 

São necessários registros nos seguintes locais:

  • Conselho Regional de Odontologia (CRO);

• Junta Comercial;

• Secretaria da Receita Federal (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ);

•Prefeitura Municipal para conseguir o Alvará de Funcionamento;

• Vigilância Sanitária para a emissão do Alvará de Licença Sanitária;

• Enquadramento na entidade sindical patronal;

•Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

•Corpo de Bombeiros Militar.

QUARTO PASSO: A ESTRUTURA DE UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

Como mencionamos anteriormente, é imprescindível verificar a legislação vigente antes de construir, comprar ou alugar o imóvel. 

Portanto, após ter realizado todas as exigências legais e específicas para o registro e regularização da sua empresa, é chegado o grande momento: organizar toda a sua estrutura!

Tanto as clínicas como os consultórios odontológicos precisam estar sempre em perfeitas condições de ordem e higiene, tanto material quanto pessoal. Até porque um consultório trata da saúde das pessoas, não é mesmo?

Conforme as normas da ANVISA, as clínicas odontológicas devem ter os seguintes ambientes: 

  • Sala de espera para pacientes e acompanhantes;
  • Depósito de Material de Limpeza (DML);
  • Sanitários para pacientes;
  • Central de Material Esterilizado (CME) simplificada com dois ambientes: um ambiente sujo e um ambiente limpo;

Além dos ambientes de apoio, também é possível ter outros ambientes opcionais:

  • Sala Administrativa; 
  • Depósito de equipamentos/materiais;
  • Sanitário para funcionários;
  • Copa.

Abaixo também listamos algumas outras exigências:

  • As paredes devem ser de alvenaria ou divisórias e de cor clara;
  • Os pisos devem ser de material liso, lavável, impermeável e resistente;
  • Iluminação sem sombras ou ofuscamento;
  • Boas condições de ventilação (circulação e renovação do ar). Os aparelhos de ar-condicionado devem estar sempre limpos.

Certifique-se de que o seu espaço possui todas as exigências e especificações de como montar um consultório odontológico, embora todos os passos sejam de igual importância, a estrutura é determinante no momento de definir como montar um consultório odontológico.

QUINTO PASSO: EQUIPAMENTOS PARA MONTAR UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

Agora é hora de realizar a compra de equipamentos e insumo e também fechar acordos e parcerias com fornecedores para montar um consultório odontológico completo, mas lembre-se de que:  antes disso é necessário ter uma previsão orçamentária. 

Então, realize os seguintes processos: 

  • Lista dos melhores equipamentos
  • Pesquise quem são os fabricantes e se prestam assistência técnica; 
  • Entre em contato diferentes fornecedores e fabricantes. 
  • Contratação de seguro para qualquer imprevisto ou emergência. 

Dica bônus: possivelmente também será necessário solicitar serviços de elétrica, hidráulica e pintura. Não se esqueça também de fazer relatórios para ter controle total dos equipamentos e materiais. 

Em geral, grandes empresas fornecedoras de equipamentos, insumos e utensílios possuem promotores de vendas que visitam as clínicas e consultórios para apresentar e demonstrar e efetividade dos seus produtos. 

Dessa forma, os empresários podem solicitar pedidos e receber informações para conseguir controlar o seu estoque e manter-se atualizado sobre as novidades do setor.

SEXTO PASSO: CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Contração de funcionário é importante em como montar um consultório odontológico

Lidar com pessoas não é das tarefas mais fáceis, realmente, mas são elas as responsáveis por fazer o consultório funcionar efetivamente!

O número de funcionários irá depender do tamanho do seu consultório. E, independente da quantidade, é necessário conhecer as leis trabalhistas para realizar qualquer contratação. 

Isso implica em valores dos salários, horários, folgas, entre outros pontos que são importantes para a administração do seu consultório. 

Faça uma boa seleção para formar um time de profissionais engajados e dispostos a crescer junto com a sua empresa, o que reflete também em um ambiente de trabalho leve e produtivo. 

Em geral, para montar um consultório odontológico de estrutura simples, os profissionais contratados são: recepcionista, auxiliar odontológico e gerente.

SÉTIMO PASSO: MONTAGEM DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Da mesma forma que é necessário realizar um planejamento de como montar uma clínica odontológica, também é importante estruturar o seu plano de negócios para garantir a evolução e sucesso da empresa.

Estabeleça quais são os seus objetivos, metas e tudo o que deseja alcançar, passe tudo isso para o papel, assim será mais fácil de identificar quais são os seus pontos mais fortes e os que ainda precisam melhorar.

Inclusive, é importante conseguir enxergar com clareza todos esses itens para tomar boas decisões, realizar ajustes e correções, e também evitar certos prejuízos;

OITAVO PASSO: ESTRATÉGIA DE MARKETING

Marketing é essencial em como montar um consultório odontológico

Como montar um consultório odontológico e ainda fazer com que as pessoas saibam que ele existe? O marketing é a resposta!

Para isso, invista em recursos e estratégias de marketing (especialmente as digitais), que podem ser realizadas por meio de sites, blogs e as poderosas mídias sociais!

A ideia de uma clínica ao utilizar o Marketing Digital em sua estratégia é literalmente se conectar com seu perfil de cliente ideal.

‘Mas como assim?’

Melhor dizendo, diferente do marketing tradicional, o digital propõe uma ‘troca’ entre a sua empresa (consultório) e o seu paciente ou possível paciente, que nada mais são do que clientes. Concorda?

Pois bem, assim, é possível compreender com maior facilidade as necessidades do seu público e mostrar a ele o porquê procurar o seu consultório, pois mais que precisar do seu serviço, ele o enxergará como a solução de seus problemas.

JÁ SABE COMO MONTAR UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO?

Neste conteúdo você pôde conferir os principais fatores para montar o seu consultório e ser bem sucedido no mercado odontológico.

Analisar o mercado, estar bem localizado, se atentar à legislação, cuidar da estrutura, contar com os equipamentos certos, contratar uma boa equipe, montar um planejamento eficiente e apostar na estratégia apropriada de marketing são oito pontos básicos para um consultório ser montado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *