Gestão de compras e estoque: 6 dicas para fazer a sua

with Nenhum comentário

Fazer gestão de compras e estoque é uma das primeiras providências que sua clínica deve tomar se deseja aumentar o faturamento. Para isso, descubra agora as melhores dicas para isso!

gestão de compra e estoque

Atualmente o Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo e a alta competitividade do mercado faz com que seja necessário ver o consultório como uma empresa.

Neste contexto, vale pontuar que muitos dentistas têm se interessado por melhorar a gestão de estoque e armazenagem. 

Mas, como fazê-la de forma assertiva? Todos os consultórios possuem materiais para atender os pacientes e deve-se pensar em como comprá-los e estocá los. 

Além disso, é fundamental que essa administração de estoque seja feita por alguém que compreende sobre o assunto, pois desperdiçar os materiais é o mesmo que perder dinheiro. 

Dessa forma, vamos descobrir agora como gerir compras e estoque: 

1. Registre todas as entradas e saídas

Para saber o que precisa ser comprado você deve saber o que está sendo utilizado em suas consultas, e isso é possível por meio da gestão de compras e estoque. 

Assim, é fundamental, dentro da gestão de estoque e armazenagem que você registre tudo o que foi comprado e utilizado. 

Este tipo de administração de estoque pode ser feito tanto por você, quanto pelos membros da sua equipe. 

Mas vale lembrar que as informações devem ser fiéis. Pois, somente assim você não terá gastos com produtos que não saem tanto. 

Erros podem acontecer, mas é importante que você tenha uma gestão de compras assertiva para não perder dinheiro. 

2. Conte com bons materiais e bons fornecedores

A escolha dos seus fornecedores implicará diretamente nos resultados da sua gestão, tanto para o bem quanto para o mal. 

Assim, com bons fornecedores é possível que você tenha melhores condições e prazos para pagamentos e até mesmo com relação a entrega dos materiais necessários para as consultas. 

Neste contexto, você deve saber com quem está negociando e desenvolver um bom relacionamento para que as negociações sejam levadas adiante.

3. Padronize os processos de gerenciamento de estoque

Os padrões são fundamentais para todo gestor que deseja fazer a administração de estoque e a gestão de estoque e armazenagem.

Por isso, gestão de compras e estoque separe os materiais por tipo, uso ou validade para que eles sejam encontrados facilmente. 

E para evitar erros pela falta de administração de estoque é imprescindível que você e sua equipe estejam familiarizados com os padrões de organização. 

Por isso, podemos dizer que criar padrões torna muito mais ágil seu atendimento e também a retirada e reposição de itens.

4. Compare as vendas com as compras 

O termo “giro do produto” diz respeito ao tempo em que ele está no estoque sem ser utilizado, e esse acompanhamento é fundamental para a gestão. 

É por meio dos dados da gestão de estoque e armazenagem que o setor de compras sabe quando deve comprar novos materiais. 

Além disso, com as informações corretas é possível saber qual é a quantidade correta para se comprar e isto é fundamental para a administração de estoque. 

Essa análise permite que o setor de gerenciamento de estoque evite a compra desnecessária de materiais. 

Assim, o foco das compras pode ser em produtos e materiais que tem uma saída maior no seu atendimento. 

Além disso, controlar os processos e automatizá-los é essencial para que a empresa tome decisões baseadas em dados corretos. 

Pois, são eles que reduzam os custos e consequentemente melhoram seu faturamento.. 

5. Defina uma programação de compras

As programações de compras são realizadas com base em análises da gestão, levando em consideração a saída do material nos atendimentos. 

Essa análise de demanda auxilia na gestão de estoque e armazenagem para que o setor responsável pelas compras faça as aquisições de acordo com as necessidades da empresa no momento. 

É fundamental levar em consideração a sazonalidade, os picos e as quedas na busca dos pacientes. 

Ou seja, a programação de compras é um dos grandes aliados no processo de negociação com os fornecedores. 

6. Utilize a tecnologia a seu favor: invista em um software

O software de gestão é um grande aliado dos dentistas que querem ter total controle dos processos que envolvem a gestão de compras e estoque. 

Isto porque, o software permite que você tenha mais segurança ao cuidar do gerenciamento de estoque e também sobre os demais setores do seu consultório. 

Além disso, a tecnologia torna os processos mais práticos e eficientes. Dessa forma, você e sua equipe podem utilizar o tempo restante para focar em outras tarefas. 

Para utilizar a tecnologia ao seu favor você deve escolher um que mais se adeque as suas necessidades de gestão de estoque e armazenagem.

Vale ressaltar que para ter dados precisos você precisa utilizar o software da forma correta desde o momento da implantação do sistema.  

Somente assim o ele se tornará um verdadeiro aliado da gestão de compras e estoque. 

Atente-se também para o treinamento dos seus colaboradores, pois eles serão beneficiados pelo software de gestão de estoque e armazenamento. 

Além do gerenciamento de estoque, você pode integrar todos os setores do seu consultório com o software odontológico. 

Invista na gestão de compras e estoque e lucre ainda mais!

Neste conteúdo você viu mais sobre a gestão de compras e estoque. Tenha em mente que é por meio do gerenciamento de estoque que você pode tomar decisões mais assertivas para a sua empresa. 

Com o controle de processos, de entradas e saídas você terá dados que permitem deixar seu negócio mais rentável. 

Ou seja, uma administração de destaque não só é responsável pelo controle de estoque, mas também por auxiliar na compra dos materiais. 

Tudo isso faz com que o dia a dia do seu consultório seja mais produtivo e focado nas atividades que demandam mais tempo. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *