O que é sistema de Gestão da Qualidade e quais são seus pilares

with Nenhum comentário

Sistema de Gestão da Qualidade é fundamental para as empresas que buscam se destacar no mercado altamente competitivo. Se você é uma delas, veio ao conteúdo certo!

Avaliação do Sistema de gestão da qualidade

Ter e garantir um bom sistema de gestão da qualidade pode parecer algo complexo, mas está longe de ser. 

Isso porque um sistema de gestão eficiente reduz custos e ajuda a melhorar processos, o que reflete em resultados positivos para uma empresa.

Mas para montar o seu sistema de maneira adequada, é preciso ter 7 pilares em mente. E vamos te explicar um a um ao longo deste conteúdo. 

Então, confira o que temos preparado para você: 

Os pilares da Gestão de Qualidade

A Gestão da Qualidade é uma atividade monitorada que tem como objetivo tornar claro quais são as melhorias necessárias em seus produtos ou serviços.

As ações dessa atividade são realizadas para garantir a satisfação dos clientes em relação ao atendimento, serviço e produto de uma empresa.

Sendo assim, para assegurar a qualidade do seu negócio, foram desenvolvidos 7 pilares fundamentais da Gestão de Qualidade. São eles:

Foco no cliente

O óbvio também precisa ser dito. Por isso, o foco no cliente é um dos pilares da qualidade no atendimento ao público. 

Isso quer dizer que para assegurar a qualidade e a satisfação do cliente é preciso que a empresa compreenda e atenda às necessidades dele. 

E vale dizer que é fundamental se atentar a todos os feedbacks dos seus clientes, assim é possível melhorar o serviço e mais que suprir expectativas, encantar!

Seleção de líderes

Dentro do sistema de Gestão da Qualidade, os gestores precisam proporcionar um ambiente agradável para os seus colaboradores. 

Mas isso só pode acontecer se você souber selecionar também os melhores gestores para cada atividade. 

Dessa forma, eles serão responsáveis por criar um ambiente saudável, no qual fica mais fácil obter melhores resultados, pois todos os setores estarão desempenhando suas funções com comprometimento e motivação. 

Engajamento

A fim de garantir um atendimento de qualidade ao cliente é preciso que você consiga extrair o melhor de cada membro da equipe. 

Para tal, você deve manter seus colaboradores motivados, pois quanto mais satisfeito um profissional está, melhor ele se dedica ao que precisa ser feito.

Um café, uma pausa no trabalho por 20 minutos, almoço em equipe, todas essas atividades engajam e refletem em melhores resultados.

A conta é simples. Equipe motivada rende mais.

Processos 

Ao trabalhar com processos simples é possível ter uma visão mais clara do sistema da empresa de modo geral. 

Dessa forma, será possível ter um alcance mais eficiente dos resultados. Este é um dos principais conceitos do sistema de Gestão de Qualidade. 

Isso porque quando você tem dados definidos, é possível corrigir erros e potencializar acertos. 

Melhoria contínua

Para garantir que a qualidade no atendimento ao público traga bons resultados ao seu negócio, vise a superação das expectativas do seu paciente. 

Para isso, você precisa compreender quais são as suas necessidades a curto, médio e longo prazo. 

Tomada de decisões (sempre com base em dados)

As decisões dentro de um sistema de Gestão da Qualidade devem ser tomadas baseadas em dados concretos e após uma rigorosa análise de informações.

Por isso, é fundamental implantar e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento como auditorias, por exemplo.

 Com dados precisos em mãos, torna-se possível a possibilidade de aumentar os resultados.

Afinal, fica claro onde foram os déficits e os excessos e o que fazer para manter o equilíbrio. Os números falam! Procure ouvi-los.

Relacionamentos

Toda empresa deve ter um bom relacionamento com seus fornecedores, pois o trabalho em parceria fará com que ambos tenham sucesso em seus objetivos. 

Todo mundo dentro de uma companhia deve estar alinhado com os objetivos da empresa, isso é indiscutível.

Porém, cada pessoa lá dentro tem também objetivos pessoais. É papel de um bom gestor enxergá-los buscar manter o colaborador motivado.

Em outras palavras: pessoas são o ativo mais valioso de uma grande empresa. Desde colaboradores até a priorização por qualidade no atendimento ao público.

Qualidade e satisfação do cliente: como garantir?

Bom, antes de responder essa pergunta, se imagine enquanto cliente. Afinal, em algum momento todo mundo é.

Quando você consome determinado serviço, o que você espera dele? A resposta é simples e direta: que ele te surpreenda! Essa é a base da qualidade e satisfação do cliente.

Para as empresas o grande desafio hoje é encantar. O mercado está muito competitivo, então, somente ‘’entregar’’ o combinado não serve mais.

A fim de garantir a qualidade e satisfação do cliente, invista em encantamento. Algumas estratégias são:

  • Pós-venda;
  • Consultoria;
  • Promoções;
  • Cortesias;
  • Dentre outros!

Todas essas prática são fundamentais para garantir a qualidade e satisfação do cliente. E, além delas, um simples e-mail ou mensagem pelas redes sociais já é um bom começo.

Como um sistema de Gestão de Qualidade ajuda a melhorar os seus resultados

O sistema de Gestão da Qualidade é o desenvolvimento de um padrão de processos que permite verificar a eficácia das ações tomadas. 

Sendo assim, todas as ações tomadas devem visar a qualidade e a satisfação dos clientes. 

No caso do sistema de Gestão da Qualidade, o objetivo é analisar os processos da empresa e como esses processos irão melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. 

Para isso, existem princípios que são aplicados em cada processo do dia a dia da empresa, tornando possível tomar decisões de forma segura.

Então é necessário utilizar ferramentas para que o gestor verifique os indicadores de desempenho do seu negócio ou da sua área.

Assim será possível padronizar os processos e melhorar a imagem da empresa oferecendo satisfação ao cliente. 

Já sabe o que é um sistema de gestão da qualidade? Então não perca mais tempo

Ao longo deste conteúdo você pôde compreender que é preciso ter claro quais são os 7 pilares para uma Gestão de Qualidade. 

Isso porque o foco de toda empresa deve ser os seus clientes, mas para garantir a satisfação é preciso superar as suas expectativas durante o atendimento. 

A forma ideal para superá-las é compreender as necessidades do cliente a curto, médio e longo prazo. Assim, você poderá encantá-lo. 

Além do seu paciente, a sua equipe também deve ser o seu foco, pois com todos os seus colaboradores tendo o melhor desempenho será fácil de obter qualidade no atendimento ao público. 

Os resultados da qualidade e a satisfação do cliente devem ser manter contínuos. Portanto, sempre busque melhorar o seu atendimento. 

Para isso, tomar decisões deve ser uma rotina dentro de uma empresa, mas é imprescindível que elas sejam baseadas em informações concretas. 

Para que as informações sejam sólidas e a análise da mesma seja rigorosa você pode contratar uma empresa para uma auditoria. 

Ou seja, o sistema de gestão da qualidade possui diversos benefícios, mas entre os principais estão melhorar a qualidade do atendimento e a imagem da empresa. 

Com esta atividade é possível se manter no mercado e, mais do que isso, se tornar referência dentro do seu segmento. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *