Recepcionista de clínica: saiba como contratar essa profissional para aumentar os resultados

with Nenhum comentário

A recepcionista de clínica é uma profissional fundamental para garantir o bom funcionamento de tudo! Afinal, ela é quem comanda os processos. Você sabia que prepará-la significa aumentar seus resultados? 

Recepcionista de clínica atendendo paciente

Uma recepcionista de clínica deve estar apta para prestar um bom atendimento, pois é por meio dela que o paciente chega até você.

Sendo assim, você precisa ter muita atenção ao contratar a sua recepcionista de consultório. E, mais que isso, treiná-la!

Assim, você deve selecionar os currículos que mais se aproximam das suas expectativas para entrar em contato e agendar uma entrevista

Durante o conteúdo a seguir, você aprenderá mais sobre a importância de uma recepcionista de clínica odontológica. Veja agora:

A importância da recepcionista de clínica

Uma recepcionista de clínica odontológica representa o primeiro contato do paciente com o seu serviço e por si só, isso é muito delicado.

Vale lembrar do ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica”. Caso o seu paciente não seja tratado conforme o esperado certamente ele não retornará. 

Por isso, uma recepcionista com o devido treinamento não só recebe os pacientes como também, auxilia no desenvolvimento de uma relação mais próxima com eles. 

Além do mais, todo consultório precisa de uma recepcionista. Pois, como você provavelmente estará em atendimento e não será possível executar todas as tarefas. 

As responsabilidades da recepcionista

Uma recepcionista de clínica odontologia possui grande responsabilidade. 

Além de controlar a sua agenda, a profissional irá recepcionar o seu paciente  de modo com que ele se sinta acolhido. 

Ao longo do dia, ela também cuidará da organização do ambiente a fim de deixá-lo sempre preparado para receber os seus pacientes. 

Os pagamentos,registros de gastos e compra de materiais também são atividades que ela pode auxiliá-lo a executar.

E como todo esse processo é bastante burocrático, um software odontológico é um excelente auxílio para essa profissional, que ainda tem como responsabilidade:

Dispor de um atendimento humanizado

Abordar o paciente de forma humanizada é fundamental para garantir a satisfação do mesmo e este é o papel de uma recepcionista de clínica. 

Para proporcionar um atendimento de qualidade a sua recepcionista de consultório também deve passar todas as informações de forma clara e garantir que ela foram compreendidas. 

Além disso, é fundamental olhar o paciente nos olhos para que ele se sinta bem e acolhido. Se colocar à disposição para ajudar também é um aprendizado do treinamento para recepcionistas. 

Ter escuta ativa

Para melhorar a qualidade no atendimento ao paciente é fundamental que a recepcionista de consultório roteiro tenha escuta ativa, ou seja, é ouça as necessidades do seu paciente. 

No entanto, ouvir não é o mesmo que escutar. Para evitar desentendimentos é fundamental que a recepcionista esteja concentrada no que está sendo dito. 

Assim, o paciente terá a convicção de que os seus problemas realmente serão solucionados pela sua equipe. 

Como ter uma recepcionista que entregue resultados

Para ter colaboradores eficientes como uma recepcionista de clínica odontológica, é ideal que você os trate da mesma forma que lida com seus pacientes. 

Além disso, você pode investir na carreira da sua recepcionista a fim de melhorar o atendimento e proporcionar mais conhecimento para ela. 

Para tanto aplique as dicas abaixo:

Ofereça treinamento para recepcionista

Investir no preparo da recepcionista para clínica odontológica é fundamental, pois com um treinamento adequado é que a profissional poderá se aperfeiçoar.

Dessa forma, as habilidades esperadas de recepcionista são boa comunicação, facilidade na hora de lidar com um público, conhecimento básico em informática, responsabilidade e organização.

Essas habilidades são essenciais e podem ser treinadas, desde que haja investimento. 

Tenha boa relação com a equipe

Um ambiente agradável é capaz de melhorar tudo em relação à sua clínica. Por isso, invista no seu relacionamento com os seus colaboradores. 

Lembre-os de que são importantes e de que a clínica também precisa deles para que funcione. 

Ninguém gosta de ser somente mais um funcionário. Entanto, busque sempre dar feedbacks sobre o trabalho e se possível, faça premiações de modo que se sintam reconhecidos. 

Use ferramentas de gestão para consultórios e clínicas odontológicas

Para facilitar o trabalho da recepcionista você pode investir em softwares de gestão. 

Isso porque esses programas permitem que a sua recepcionista de clínica odontológica tenha mais facilidade em cuidar da sua agenda, por exemplo.

Assim, com mais tempo disponível ela poderá se concentrar em outras atividades importantes como, por exemplo, ouvir seus pacientes e cuidar de outros detalhes. 

Contrate uma recepcionista e melhore o funcionamento da sua clínica

Durante este conteúdo você pode ver a importância de uma recepcionista de clínica.

Viu que uma recepcionista de clínica precisa ter um bom treinamento, pois ela é o primeiro contato que os seus pacientes terão com o seu consultório. 

Assim, sem o devido treinamento ou habilidades dessa profissional o seu paciente poderá não voltar.

Por isso, entre as principais tarefas de uma recepcionista de consultório está atender os seus pacientes de forma com que eles se sintam acolhidos e bem recebidos. 

Já entre as habilidades requeridas para uma recepcionista de clínica odontológica estão a boa comunicação e a organização. 

Vale ressaltar que você pode contar com a ajuda de softwares que otimizam o tempo da profissional para que ela se dedique a outras atividades que incluem o seu paciente. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *