Marketing digital para dentistas: como e por que aplicar essa estratégia no seu consultório

with Nenhum comentário

O marketing digital para dentistas é sem dúvidas uma das melhores estratégias para o seu consultório conquistar e fidelizar pacientes. Mas para isso, é necessário se dedicar ao marketing digital na odontologia e saber como aplicá-lo de forma assertiva.

Dentista aplicando o marketing digital para dentistas

Talvez você não tenha se deparado com essa realidade antes, mas a gestão de uma clínica ou consultório odontológico é fundamental para que o negócio se mantenha sustentável.

Isso porque assim como em qualquer empreendimento, um consultório precisa de clientes e de renda para poder funcionar de forma saudável.

Então, saber como fazer marketing para clínica odontológica é uma parte muito importante do negócio.

Ainda mais quando se pensa na grande quantidade de pessoas que podem ser atraídas com marketing em consultório odontológico.

Afinal, não é segredo que grande parte do público, atualmente, está na internet. Então, neste conteúdo vamos te explicar passo a passo de como fazer marketing digital para dentistas nos seguintes tópicos: 

Conheça o mercado e sua concorrência

A melhor maneira de começar a fazer marketing para clínica odontológica no geral é conhecendo seu mercado de atuação. Isso envolve desde as tendências e desejos mais atuais dos pacientes, até sua concorrência para entender como ela tem se comportado.

Essas informações são essenciais para que você possa acompanhar e se destacar no meio. Dessa maneira sua empresa não fica para trás.

Então independente do seu objetivo ser marketing em consultório odontológico ou marketing digital para dentistas, esse é o primeiro estudo a ser feito independente da ação que você decida tomar.

Saiba quem é seu público

Uma vez que você conhece seu mercado e concorrentes, é possível começar a se preocupar com quem realmente importa: o público.

Para isso, dê uma boa olhada em quem já é seu cliente e identifique características em comum que possam caracterizar o perfil dos seus consumidores.

A persona será um personagem semi-fictício que representará o seu público e será a base das suas ações no marketing digital na odontologia, então é muito importante que ela realmente seja parecido com um possível cliente.

Feito isso, lembre-se de destacar informações que te ajudem a entender quais os canais de comunicação mais acessados pelas pessoas com o perfil que você busca.

Além disso, é importante se lembrar que em casos de odontopediatria, por exemplo, seu público são os pais e não os filhos. Afinal, quem escolhe a clínica e realiza o pagamento são eles. 

Até porque isso será fundamental quando alinhado com o tópico abaixo, dê uma olhada!

Adapte a linguagem

Uma vez que você sabe com quem falar, é chegada a hora de entender como falar com esse público. 

Isso porque ainda mais importante do que o canal de comunicação, é o modo de linguagem utilizado para conversar com as pessoas.

Então, antes de realizar qualquer ação de marketing em consultório odontológico é muito importante se atentar a entender como seu público se comunica e como você deve se comunicar com ele.

Seja para que ele entenda o motivo do seu contato ou crie um relacionamento mais próximo e humanizado com sua marca, é fundamental que sua linguagem seja adequada para que o objetivo não falhe. 

Entenda e acompanhe a jornada de compra do cliente

Mais um ponto importante para o marketing digital para dentistas é conhecer a jornada de compra do cliente. 

Pode ser que a pessoa que ver seu anúncio na internet ou fora dela não tenha interesse imediato. Então, é muito importante se manter recordado pelo cliente, assim ele lembrará de você quando for preciso.

Mas para fazer isso sem se tornar massante ou invasivo, é preciso entender a jornada do cliente e saber identificar em qual fase o possível cliente está.

Esteja perto do cliente a cada momento fazendo com que ele se sinta à vontade e veja a sua marca como uma referência. 

Acompanhe, então, seu cliente desde o primeiro contato dele com o seu consultório, até a fase final de fechamento de negócio, ou seja, quando ele de fato se tornar paciente do seu consultório.

Escolha os investimentos com precisão

Seguindo para o próximo passo do marketing digital para dentistas, chega a etapa de investimentos. 

Isso porque é um fato de que algo deverá ser investido para que o marketing em consultório odontológico seja feito trazendo retornos rápidos.

A verdade é que seja por meio de conteúdos, posts nas redes sociais ou anúncios em sites, links patrocinados e assim por diante, o consultório ou clínica precisa de um impulso para poder ter visibilidade.

Dessa forma, a escolha do investimento, assim como o local (que falaremos em breve), é essencial para poder atingir o público com sucesso.

Por isso, para fazer marketing digital para dentistas é muito importante saber identificar o que possui mais chances de atrair seu público gerando maior visibilidade para o consultório.

Saiba utilizar as redes sociais 

Redes sociais e sua importância no marketing digital para dentistas

Nenhum dos tópicos anteriores será bem aplicado se você não souber quais veículos utilizar no marketing digital para dentistas.

Sendo assim, separamos as redes sociais mais famosas e que podem ser mais úteis em seu negócio. 

Além disso, entendendo cada uma delas é possível utilizá-las de acordo com a fase de compra do cliente, por exemplo.

Por isso, o marketing no Facebook para dentistas, ou em qualquer outra rede pode ser essencial para realmente aplicar a melhor estratégia de marketing para consultório odontológico.

Seja por meio de marketing para clínica odontológica com anúncios ou com relacionamento, as redes são essenciais para criar uma boa imagem de sua empresa.

Então, vamos ver como utilizar cada uma delas de acordo com suas especificações para criar a melhor estratégia de marketing para consultório odontológico.

Facebook

A primeira estratégia de marketing para consultório odontológico pode ser a boa utilização do Facebook para dentistas. 

Atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários, não há dúvidas de que grande parte do público está presente nesta plataforma.

Por isso, o Facebook para dentistas é tão importante, ainda mais que dentro desta rede é possível ter páginas de negócios com facilidade de acesso a informações como telefone e endereço.

Além disso, a opinião ali deixada por pessoas que já visitaram seu consultório ou clínica podem servir como marketing digital para dentistas gratuito aumentando sua credibilidade na rede.

Utilizando o Facebook para dentistas é possível ainda realizar enquetes e anúncios de longo alcance para que sua divulgação possa atingir o maior número de pessoas possível.

Tudo coordenado por você e de acordo com a sua preferência de tipo de anúncio e investimento.

Instagram

Mas é claro que não é só o Facebook para dentistas que possui espaço no marketing digital para dentistas. Isso porque o Instagram tem se destacado muito também.

Como a plataforma preferida dos influencers digitais, o Instagram é uma ótima opção para quem quer fazer marketing digital na odontologia também.

Além dos anúncios, o Instagram oferece também a opção de utilizar a experiência desses influenciadores como estratégia de marketing para consultório odontológico.

Além disso, é possível utilizar o Instagram aliado a outras redes sociais, focando o uso deste para apresentar resultados de tratamentos feitos pacientes, por exemplo, criar autoridade de mercado, se aproximar do público e assim por diante. 

WhatsApp

A última das redes sociais mais utilizadas e não menos importante para o marketing digital para dentistas é o WhatsApp. Nele a relação é mais próxima e normalmente é utilizada somente para relacionamento.

Ou seja, a maioria das pessoas utiliza para confirmação de consultas e afins, mas é possível fazer marketing em consultório odontológico por meio de promoções, por exemplo.

Mesmo que seja uma ação simples, é possível oferecer uma limpeza ou um desconto a clientes que tragam algum amigo para o consultório de forma mais personalizada e pessoal.

Dessa maneira o Whatsapp se torna uma boa estratégia de marketing para consultório odontológico.

Atualize-se

Por fim, agora que você já sabe como fazer marketing digital para dentistas, é importante lembrar que existem empresas e plataformas dispostas a ajudar com cada um dos processos.

Dessa maneira você pode focar na qualidade de seu serviço enquanto a empresa cuida de atrair novos clientes com marketing digital na odontologia.

Seja qual for sua escolha, o mais importante é saber que para poder se destacar no marketing digital na odontologia é essencial se atualizar.

Assim, mesmo que uma nova rede apareça você será capaz de acompanhar as mudanças do público e ainda ter o alcance desejado.

Uma vez que o marketing para clínica odontológica for bem feito, só será necessário aumentar seu horário de trabalho para atender à todos!

Agora você está preparado para investir em marketing digital para dentistas

Agora você já tem conhecimento para dar início ao seu trabalho com com marketing digital para dentistas, afinal de contas, o marketing para clínica odontológica é essencial para o sucesso nos resultados e visibilidade do consultório. 

Aposte, então, nas melhores estratégias de marketing para consultório odontológico e dê o primeiro passo em direção ao sucesso da sua clínica. 

E não se esqueça, assim como em diversos segmentos, o marketing digital na odontologia pode abrir muitas portas entre você e os seus pacientes, basta você se planejar, estudar cada vez mais a respeito e se preparar para o sucesso da sua clínica!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *