Saiba tudo sobre Aparelho Invisível

with Nenhum comentário

É bastante comum que pacientes que busquem cuidados odontológicos, recebam o diagnóstico de que precisam utilizar algum método de correção da arcada dentária. O aparelho invisível vem sendo muito utilizado em grande parte dos tratamentos. 

A sua ampla utilização se dá pelo fato dele ser discreto e ainda conseguir proporcionar os resultados necessários para que os dentes possam atingir o alinhamento adequado. 

Mesmo que a utilização desse tipo de aparelho esteja sendo muito indicada pelo ortodontista, muitas pessoas ainda desconhecem as suas características. 

Pensando neste cenário, o presente artigo irá acabar com todas as dúvidas em relação ao aparelho invisível, mostrando a sua eficácia, preços e também praticidade na hora da utilização.

Qual a importância do ortodontista? 

Antes de entender sobre o aparelho invisível e suas características, é importante compreender quais são as habilidades do ortodontista, sendo uma especialidade dentro da odontologia. 

O dentista que opta por seguir essa área, ficará responsável pelo diagnóstico e também tratamento dos dentes através das movimentações necessárias para que eles cheguem nas posições ideais.

Entre os tratamentos indicados, pode-se encontrar o aparelho dentário, que irá corrigir a posição dos dentes, melhorar a mastigação e também auxiliar na dicção do paciente.

Quando o dentista realiza o tratamento ortodôntico, o paciente tem a chance de melhorar a aparência, ter uma boca mais saudável e dentes fortes, que poderão durar para a vida toda.

Entenda o que é o aparelho invisível 

Sabe-se que o único profissional que poderá determinar o melhor tratamento para a correção dos dentes é o dentista, informando qual o melhor método a ser utilizado.

O aparelho invisível, como já citado, é uma das alternativas encontradas para que as correções possam ser feitas. Mas o que de fato é o aparelho invisível?

Diferente dos aparelhos convencionais, o invisível é feito através de mapeamento 3D, onde toda a arcada dentária será “escaneada”, formando um molde único para cada paciente.

O seu material transparente será calculado, através do software e baseado no diagnóstico do dentista, para que a movimentação necessária aconteça. O material é transparente e tem uma espessura programada para suportar as forças necessárias para que os dentes sejam alinhados.

Quando ele é indicado e quais as principais vantagens?

O aparelho invisível tem uma boa aceitação quando se trata dos tratamentos que envolvem os cuidados ortodônticos.  

Assim como todo tratamento, as recomendações do profissional devem ser seguidas, então se o paciente não cumprir com o combinado, o tratamento pode demorar bastante.

Partindo desse ponto, o aparelho invisível pode não ser indicado para crianças, pois a facilidade de remoção pode fazer com que todo o processo fique mais lento, além da grande chance de as crianças perderem as peças.

Seguindo uma outra visão, a da praticidade, a facilidade de remoção pode ser encarada como mais um dos diversos pontos positivos que esse tipo de aparelho pode trazer, assim como os demais benefícios que serão citados agora:

Preocupação com a estética

Pode parecer superficial, mas muitos pacientes, quando é possível realizar a escolha, optam pela utilização do aparelho invisível devido a questões estéticas. 

Ele não mudará os aspectos visuais do rosto e nem da boca, podendo passar despercebido. Assim como o resultado final, já é possível perceber que o modelo é capaz de ajudar a autoestima do paciente até mesmo durante o tratamento. 

Lembrando que a escolha sempre deverá ser baseada no diagnóstico do profissional, pois somente ele poderá dar opções ou indicar o tratamento ortodôntico correto.

Fácil armazenamento

Como já citado, o aparelho apresenta fácil remoção, por esse motivo, nada mais certo do que ele ter um local adequado de armazenamento. 

Geralmente, os consultórios odontológicos que trabalham com esse tipo de aparelho, já possuem toda uma preparação para que ele possa ser armazenado da maneira correta. 

É sempre bom lembrar que podem existir variações e modelos diferentes, porém as características básicas e a eficácia, costumam ser mantidas. 

Higienização bucal 

A partir das explicações anteriores, como é o caso do armazenamento, pôde-se perceber que o paciente poderá retirar o aparelho em determinadas situações. 

Havendo essa possibilidade, fica óbvio que a higienização também poderá ser melhorada, quando comparado com os demais tipos. 

A orientação dos especialistas, na maioria dos casos, é de que os pacientes retirem o aparelho na hora da ingestão de alimentos e bebidas, pois assim as chances de aparecimento de bactérias que causam danos aos dentes e a boca, são reduzidas.

Frisando que é fundamental manter a rotina de higienização ao acordar, após as refeições e antes de dormir. Seguindo essas orientações, dificilmente o paciente sofrerá com os danos causados por bactérias.

Conforto e praticidade

A praticidade está ligada diretamente ao que já foi muito falado até agora, a sua facilidade de remoção e os ganhos em relação à higiene da boca. 

O aparelho, como também apresentado, é feito através de um molde perfeito da boca do paciente com a utilização de um software bastante moderno. Esse fato faz com que, dificilmente, o paciente sofra durante o tratamento.

Toda essa ausência de Quando utilizado da maneira correta e seguindo todas as orientações passadas pelo profissional, é comum que os resultados apareçam de forma agilizada. 

É claro que cada caso poderá apresentar características diferentes, causando um aumento ou diminuição no tempo de tratamento, porém, os resultados comprovam que pacientes que apresentavam o mesmo quadro clínico, tiveram um resultado mais rápido com a utilização deste modelo de aparelho. 

Agilidade nos resultados

Mesmo que o paciente deva se preocupar, estritamente, com o resultado final, o preço do tratamento ainda é uma das partes que mais causam preocupação. 

Saiba que a utilização desse tipo de aparelho no Brasil vem crescendo e os valores vem apresentando um ótimo custo x benefício, pois ele tem uma manutenção reduzida em comparação com os aparelhos convencionais.

Qual é o valor do aparelho invisível?

O valor vai depender de alguns fatores, como a clínica que você irá realizar o tratamento, o tempo mínimo de utilização do aparelho e também qual a gravidade do seu problema.

Já sabendo que os valores podem variar por diversas questões, estima-se que no Brasil, o tratamento poderá apresentar valores que ficam entre R$4500,00 até R$9000,00. Claro que você poderá achar preços maiores e também menores do o intervalo apresentado.

Considerações finais

O ideal é que o paciente consiga perceber a importância que os tratamentos dentários tem para a vida e não ficar preso somente ao financeiro e sim na sua saúde bucal.

Na hora da escolha de uma clínica odontológica, opte sempre por aquelas que apresentam um bom histórico de resultados e que consigam transparecer confiança e segurança aos pacientes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *