O guia da excelência: 7 passos para promover a padronização em sua franquia odontológica

with Nenhum comentário

O mercado de franquias é referência quando se trata de padronização. Tendo este princípio como essência do negócio, o sistema de franchising demanda que os negócios deste mercado sigam investindo para manter suas marcas padronizadas. 

No caso de franquias odontológicas, a padronização é tão importante quanto em outros segmentos. A necessidade de todos os processos sanitários, de segurança e qualidade no atendimento serem replicados em todas unidades de uma marca é muito grande. 

Por este motivo, iremos falar sobre como manter a padronização em franquias odontológicas. Para que isso ocorra, destacaremos a importância de integrar os processos operacionais, de gestão e suporte para entregar qualidade em toda sua rede. 

Afinal, para entregar um serviço com excelência ao cliente em todas as unidades da sua franquia, é preciso promover práticas padrão e manter um controle de qualidade rígido. Isso só pode ser desenvolvido com atuação ativa da franqueadora na promoção de serviços padronizados e de acordo com o padrão da rede. 

Confira e saiba como manter sua clínica odontológica padronizada em todas unidades de franquias existentes. 

Veja o que você vai aprender neste artigo:

  • Por que promover a padronização em franquias odontológicas?
  • Como manter a padronização em franquias odontológicas:
  1. Defina a identidade da sua marca;
  2. Destaque os processos da rede na COF;
  3. Crie manuais instrutivos para franqueados;
  4. Desenvolva um programa de treinamento em sua rede;
  5. Promova avaliações e auditorias nas unidades;
  6. Entregue um suporte de qualidade aos franqueados;
  7. Invista em tecnologia e inovação.
  • Conclusão

Por que promover a padronização em franquias odontológicas?

Redes de clínicas odontológicas necessitam de um rigoroso controle sanitário para oferecer segurança aos clientes. No caso de franquias do segmento, esse cuidado precisa ser aplicado em todas unidades, para que a qualidade seja garantida em toda rede. 

Para conseguir isso, é preciso desenvolver ações e estratégias que visem manter a padronização da franquia. A qualidade da rede é afetada diretamente pelo esforço realizado para padronizar as unidades. 

Os clientes que buscam clínicas odontológicas pensam, primeiramente, na sua segurança e na qualidade do serviço. Se a experiência do cliente com uma franquia em uma unidade for negativa, a probabilidade dele não frequentar mais a marca é muito maior. Sem falar no marketing ruim que ele pode fazer, não indicando sua rede, o que pode ser muito prejudicial.

Assim como os órgãos de fiscalização sanitária que podem encontrar erros e falhas em uma unidade de franquia e resultar na penalização da marca. Portanto, para garantir que todos os franqueados sigam o protocolo, é preciso promover padronização. 

Todos os problemas envolvendo padronização afetam diretamente na imagem da marca. Se cada unidade da sua franquia tiver seus próprios processos, própria estratégia de marketing e comunicação, sua marca perde força e credibilidade no mercado.

Diante disso, é inegável a importância de manter a padronização como foco da sua franquia. Para fortalecer a marca da sua clínica no franchising, manter a confiança dos clientes e atrair franqueados, é preciso mostrar que sua rede preza pela padronização. 

Sendo assim, iremos mostrar 7 maneiras de manter a padronização da sua franquia e fortalecer sua marca. Confira!

1 – Defina a identidade da sua marca

Antes de expandir sua marca e exigir que haja um controle do padrão, é necessário ter uma identidade. Uma identidade de marca é tudo o que fará o consumidor identificar sua rede em qualquer lugar. 

Dentro desta definição, estão diversos pontos que contemplam a identidade da marca que sua rede irá possuir. Alguns deles são:

  • Identidade visual;
  • Posicionamento da marca;
  • Linguagem comunicativa;
  • Missão, visão e valores.

Todos estes fatores combinados formam a identidade da sua marca. E, para que sua clínica possa replicar essa identidade em todas as unidades, é preciso ter bem definido e uma boa comunicação para repassar isso aos franqueados. 

Após ter uma identidade bem definida, fica mais facilitado o processo de manter este padrão. Pois, é preciso ter consistência na marca para que ela seja replicada e não perca sua identidade com o público-alvo. 

2 – Destaque os processos da rede na COF

A Circular Oferta de Franquia (COF) é o principal documento do franchising quando se trata de expandir uma rede. Todos os franqueados devem receber com antecedência esse documento antes de assinar o contrato com a franquia.

Na COF são especificados todas as informações sobre a franquia e as obrigações de franqueado e franqueador. Dentro disso, estão incluídas as atividades operacionais realizadas pela rede e as que serão realizadas pelos franqueados.

Portanto, ao estabelecer todas as informações operacionais e processos realizados pela franquia, você estabelece um padrão desde o início das negociações. Sendo assim, o franqueado terá conhecimento de todos os processos e qual o padrão exigido pela franquia. 

Vale destacar as informações quanto à identidade da marca na COF, também. Assim, tudo fica registrado formalmente e você tem garantia contra qualquer descumprimento do padrão por parte do franqueado. 

Esta é uma das formas de promover a padronização da sua clínica desde o início do processo de expansão. Isso facilita tornar os padrões institucionalizados e integrados com todos os processos da rede. 

3 – Crie manuais instrutivos para os franqueados

Manuais são uns dos principais instrumentos utilizados para transmitir os processos de uma franquia. Em clínicas odontológicas, a necessidade é igualmente grande de fornecer esses manuais. 

Novos franqueados precisam conhecer os processos operacionais da franquia. Além da operação, o modo de gerir, o padrão comunicacional e tudo o que foi estabelecido como identidade da marca deve ser informado nestes manuais. 

Os manuais costumam ser específicos de cada setor dentro da franquia. Assim, há uma maior especificação e menor abertura para falhas. Isso resulta em uma boa base para manter a padronização na rede. 

Por isso, crie estes manuais com todos os processos necessários na sua franquia. No caso de franquias odontológicas, é preciso especificar, além de todos os processos, as obrigações sanitárias e padrões de processos para manter a segurança dos clientes. 

O atendimento também é muito importante em clínicas, por isso, é preciso ter uma política de atendimento definida. Por meio dos manuais, é possível transmitir os princípios utilizados pela rede para promover um bom atendimento ao cliente por meio de manuais de boas práticas. 

Lembre-se: para garantir um padrão em sua franquia em todos os processos, é preciso desenvolver manuais de todos os setores. Por isso, desde o marketing até a gestão financeira são necessários manuais que guiarão o franqueado a operar no padrão da rede. 

4 – Desenvolva um programa de treinamento em sua rede

Apenas a descrição das atividades nos manuais não é o suficiente para manter o padrão nas unidades franqueadas. É necessário que os investidores aprendam os processos da rede, e para isso, devem ser desenvolvidos programas de treinamento. 

O know-how do negócio é essencial para que os franqueados mantenham a qualidade em todos os setores da rede. É por meio da capacitação que você garantirá operações padronizadas e excelência em franchising

Estes programas podem ser tanto presenciais como em EAD. Cada vez mais tem se tornado comum a realização de treinamentos à distância por meio de ferramentas de videoconferência e outras tecnologias que facilitam este processo. 

Um grande exemplo de transferência de know-how é a franquia McDonald’s, que promove uma experiência de imersão do candidato a franqueado nas rotinas da rede. Assim, o  investidor desenvolve conhecimento de todo o processo operacional.

No caso de franquias odontológicas, estes programas se fazem necessários. Geralmente, empreendedores que abrem clínicas são odontologistas formados e têm conhecimento na área. 

No entanto, muitos desenvolvem sua própria forma de trabalhar, e seu conhecimento está mais voltado à atividade central do serviço prestado. Porém, uma franquia envolve uma gestão de diversas áreas, e por isso, os treinamentos são importantes para que seja mantido o padrão. 

5 – Promova avaliações e auditorias nas unidades

Após iniciada a  operação do franqueado, não é possível deixar ele sozinho. Se você quer garantir sua clínica padronizada, é necessário acompanhar as operações. Com isso, surgem avaliações periódicas e auditorias.

As auditorias garantem que o franqueado está realizando a operação conforme o padrão estabelecido. Essa prática pode ser feita por consultores de campo externos ou internos da própria rede. 

Assim, com ferramentas como checklists inteligentes, os auditores conseguem verificar o nível de acompanhamento do padrão dos franqueados. Isso permite com que haja um sistema de compensação de franqueados conforme atingimento do padrão, incentivando o desenvolvimento de cada clínica. 

As avaliações contribuem diretamente para que o franqueador não perca o controle sobre suas unidades. Ou seja, que por não acompanhar as unidades franqueadas, os franqueados acabem saindo do padrão e possa prejudicar a marca da rede. 

Portanto, promova uma rotina de avaliações periódicas e auditorias nas clínicas. Garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas é garantir a satisfação do cliente em toda a rede e evitar desgastes na marca por causa de uma unidade com falhas. 

6 – Entregue um suporte de qualidade aos franqueados

Não adianta apenas manter uma política de fiscalização das unidades se sua rede não se preocupa com o sucesso do franqueado. Ou seja, para poder cobrar a padronização das clínicas, sua parte como franqueador precisa ser cumprida. 

Como é previsto no contrato, é obrigação da franquia prestar suporte aos franqueados. No entanto, muitas redes pecam nesse quesito. Muitos processos que tramitam na justiça de franqueados contra redes são por falta de suporte. 

A padronização de uma franquia está diretamente ligada com a qualidade do suporte. Se seus franqueados necessitam solucionar problemas e não obtém a ajuda necessária, a probabilidade de cometerem erros operacionais é bem maior. 

Porém, não basta apenas ter um suporte passivo. Para que o suporte em uma rede seja efetivo, é preciso promover o sucesso do franqueado. Ou seja, realizar acompanhamento da sua satisfação, atingimento de objetivos, satisfação com a rede e etc. 

Sendo assim, sua clínica mantém franqueados engajados e contentes com o serviço. Isso pode resultar na atração de novos investidores e perpetuação da parceria com os franqueados. 

Portanto, se você deseja manter franqueados integrados com os processos da rede e prezando pela padronização, foque seus esforços no suporte. Mantenha uma boa relação e os resultados são certeiros. 

7 – Invista em tecnologia e inovação

Assim como o setor de odontologia está inovando constantemente e adotando novas tecnologias para aprimorar as técnicas da profissão, o franchising também está inovando. Existe um processo de transformação digital no setor que tem trazido novos conceitos e formas de operar. 

Dentro deste contexto, para promover a padronização em sua franquia odontológica é essencial investir em tecnologia e inovação. Adotar um sistema para franquias pode ser uma ótima estratégia. 

Diversos softwares de gestão têm surgido para facilitar a operação por meio da tecnologia. Assim, utilizando armazenamento em nuvem, ferramentas de comunicação à distância e controle de qualidade, muitas redes têm melhorado seus resultados. 

Se você busca manter sua clínica cada vez mais competitiva no mercado e oferecendo diferenciais, invista em inovação! As tecnologias digitais têm permitido uma otimização dos recursos e dos ganhos, e consequentemente, diminuindo custos e esforços por parte dos franqueadores. 

Conclusão

Se você busca padronizar sua rede de franquias odontológicas, é preciso seguir as práticas do bom franchising. É apenas com esforço em satisfazer o franqueado que sua rede conseguirá manter a rede toda esforçada  em promover o padrão de qualidade da marca. 

Portanto, estas instruções são baseadas no que as redes de sucesso buscam executar. Acreditamos que uma política voltada para inovação e centrada na felicidade do franqueado com a rede é que resultará em uma franquia padronizada e com excelência em franchising.

Conteúdo produzido pela Central do Franqueado

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *