Sistemas de gestão e plataforma de pagamento recorrente são necessários para clínicas odontológicas?

with Nenhum comentário

Segundo uma pesquisa do Sebrae, desde 2017 mais de 22 milhões de novos empreendedores surgiram nos cadastros do Governo Federal, e esse número continua crescendo a cada ano que se passa.

Um setor que se encontra em ascensão desde 2019 é o de clínicas odontológicas, principalmente quando possuem serviços estéticos e tratamentos inovadores para pessoas que procuram se sentir bem.

Porém, para que um empreendimento funcione, é necessário ter o conhecimento na área, assim como na gestão financeira e em uma plataforma de pagamento recorrente para otimizar o sistema de cobranças e gerir melhor o fluxo de caixa.

Para saber mais sobre, acompanhe o texto e confira.

O sistema de gestão para clínicas odontológicas

Se você pensa em entrar no ramo de clínicas odontológicas ou já faz parte do mesmo, é necessário que tenha todas as áreas do seu negócio bem fundamentadas, principalmente o lado financeiro.

Atualmente, para que seja possível automatizar processos no setor de cobranças e gestão de clientes, muitas empresas possuem um sistema de plataforma de pagamento recorrente com soluções financeiras aprimoradas.

Os sistemas de pagamento são recursos que oferecem e favorecem o planejamento para o negócio, ajudam a intermediar pagamentos, contas a receber e a pagar e fazem conexão entre o negócio e instituições financeiras.

Além disso, é possível cobrar não somente por serviços, mas também por produtos, como os aparelhos ortodônticos e suas manutenções, por exemplo. 

Esse recurso proporciona mais facilidade ao cliente e à empresa e agiliza transações como boletos bancários, cartão de débito, crédito e pagamento recorrente.

Vantagens do sistema de gestão para clínicas e plataforma de pagamento recorrente

Ao possuir um plataforma de pagamento recorrente é possível aumentar as possibilidades e facilidades de pagamento para seus clientes.

Esse modelo é caracterizado por um pagamento feito a partir de um sistema automático e contínuo, combinado com o cliente da clínica no momento do pagamento.

O pagamento recorrente é utilizado a partir de datas de vencimento uma vez ao mês, o dinheiro é descontado nesse dia e não força o cliente a parar seus afazeres do dia-a-dia para pagar algo mensal.

É possível fazê-lo de 3 formas:

  • Boleto registrado;
  •  Cartão de crédito;
  •   Débito automático em conta.

Além da facilidade para ambos os lados, há diversos outros benefícios da plataforma de pagamento recorrente, como:

  •   Soluções ágeis;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Redução de atrasos e custos;
  • Queda na inadimplência;
  • Maior controle financeiro;
  • Previsão de faturamento completa;
  • Pagamento facilitado.

Esse pagamento também é usual em vários segmentos como assinatura de TV, mensalidade de cursos e escolas, plataformas de streaming, jogos e afins.

Integração entre o sistema e a plataforma de pagamento recorrente

Além dos benefícios citados acima, a integração da plataforma de pagamento recorrente em clínicas odontológicas utiliza métricas mais complexas para unir o lucro à performance, veja a seguir.

1.     MMR – MRR: Monthly Recurring Revenue

Conhecido também como “receitas recorrentes mensais”, esse método ajuda a multiplicar os clientes de pagamento recorrente pelos preços especiais relacionados a planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

Além disso, ele proporciona um histórico de receita ao longo do ano, com dados da performance da empresa e sua sazonalidade.

2.     Churn

O Churn, ou a data de desistência sobre pagamento recorrente indica os cancelamentos de assinatura que ocorreram, e contabilizam a taxa de desistência contabilizando o número dos clientes que cancelaram, multiplicando por 100.

3.     Valor do Tempo de Vida do Cliente

O LTV é um indicador de quando a receita do cliente será entregue às clínicas odontológicas, ou seja, é possível saber o tempo que haverá o pagamento recorrente de cada paciente. 

Por exemplo, se um tratamento dental durar dois anos, 24 meses serão certos, mas após isso, o cancelamento ocorrerá, e o seu CRM mudará.

Controlando todos os clientes e seu pagamento com uma plataforma de pagamento recorrente será muito mais fácil saber quais serão as próximas ações de marketing, entre outros.

Benefícios da plataforma financeira completa para clínicas odontológicas

Ao integrar o sistema de pagamento recorrente com uma plataforma que proporciona esse serviço para clínicas odontológicas, é possível ter uma gestão completa empresarial e financeira do empreendimento em um só lugar.

A Galax Pay é uma plataforma de pagamento recorrente que possui todas essas vantagens, as mais variadas formas de pagamento e agora está implantando o PIX para empresas. Com ela é possível ter um ambiente financeiro e digital completo com:

  • Contrato digital gratuito;
  • Notificações personalizadas;
  •  Link de pagamento;
  • Conta digital completa;
  •  Débito, crédito, pagamento recorrente, boletos, TED, recargas e PIX;
  •  Relatórios e Dashboards.

O site é simples, fácil, pode ser utilizado tanto por pessoas físicas como pequenas, médias e grandes empresas e é a escolha mais interessante para quem deseja profissionalizar e controlar o empreendimento no setor de cobranças e gestão de clientes. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *