Quais os benefícios de uma boa alimentação para a saúde dos dentes?

with Nenhum comentário
Benefícios de uma boa alimentação para a saúde dos dentes

O sorriso pertence aos aspectos mais marcantes da vida de uma pessoa. Com o surgimento da mídia social e a necessidade de ser “perfeito”, muitos procuram ter um sorriso branco, porém às vezes isso é feito de forma insensata, prejudicando a saúde dos dentes.

Os dentes possuem uma coloração habitual, uma vez que eles amarelam ou escurecem, é um sinal de que algo está errado. Entretanto, os dentes não podem ser branqueados da noite para o dia, e é por isso que o clareamento dental existe.

No entanto, existem certos alimentos que, além de dar benefícios à saúde, ajudam a manter os dentes mais brancos e mais saudáveis. Entenda como:

Por que ter uma boa dieta?

Já se sabe que a ingestão de alimentos é importante, mas também deve ser bem ingerida, ou seja, consumir alimentos que realmente contribuam para o seu corpo. Em conclusão, uma vez que isto não acontece, abre uma porta para problemas de saúde.

Para aqueles que não sabem, as cáries (famosas em muitos consultórios de dentistas) e as patologias periodontais, como a gengivite, têm a possibilidade de aparecer devido à má ingestão de alimentos.

Isto ocorre porque os alimentos que possuem vários carboidratos, açúcares e amidos contribuem para a produção de ácidos por placa (biofilme dental, a camada defensiva do dente) e assim atacam o esmalte dentário, a parte branca que vemos.

Uma vez que isto ocorre, é viável que esta desmineralização do esmalte dentário, a cárie se origine, e pode trazer diferentes distúrbios, entre eles, a perda do dente.

Uma vez ingeridos alimentos com alto teor de sacarose, amido ou alimentos que têm a possibilidade de ficar presos nos dentes, deve-se prestar atenção, pois estes alimentos têm a possibilidade de criar mais placa bacteriana, o que aumenta a produção de saliva que pode contribuir para “lavar” os alimentos e ácidos da boca.

Portanto, preste atenção aos alimentos que você come. Isto porque leite e os vegetais possuem açúcares, mas, ainda sim são alimentos fundamentais para manter uma dieta rica e saudável, pois, vários deles possuem nutrientes que são bastante relevantes para nossa saúde.

O conselho em tais casos é que você crie o hábito de ler a tabela nutricional dos alimentos e bebidas, tentando escolher aqueles que têm porções baixas de sacarose, e obviamente, tendo um acompanhamento contínuo com um nutricionista para ajudá-lo.

Alimentos benéficos para os dentes

Da mesma forma que há tipos de alimentos que têm a possibilidade de escurecer a arcada dentária, há também os que favorecem o clareamento:

– Água;

– Brócolis;

– Nozes brasileiras;

– Cenoura;

– Espinafre;

– Frango;

– Iogurte;

– Maçã;

– Morango;

– Ovo;

– Pepino;

– Pêra;

– Salmão.

Entretanto, tenha cuidado, não é porque eles têm benefícios como nutrientes para os dentes, mas porque tudo em excesso pode ser ruim, não se esquecendo de ir ao dentista regularmente, especialmente aqueles que querem clarear seus dentes.

Portanto, manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, é capaz de acabar com diferentes patologias periodontais e evitar danos à raiz do dente.

Entretanto, deve-se notar que a escovação e o uso do fio dental também são essenciais para manter a boa saúde bucal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *