Saiba como fazer o gerenciamento de estoque da sua clínica

with Nenhum comentário

O gerenciamento de estoque é uma das primeiras medidas para a empresa que deseja aumentar o seu faturamento. Descubra agora como fazer tudo isso com dicas práticas!

Mini carrinho de compras representando o gerenciamento de estoque

Atualmente o Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo e a disputa do mercado obriga que se enxergue o consultório ou clínica como uma empresa. 

Diante disso, dentistas têm se interessado muito pelo assunto gestão e inevitavelmente surge a questão: “como fazer o gerenciamento de estoque?”

Toda empresa que trabalha com materiais precisa pensar em formas rentáveis para estocá-los. Até porque desperdiçá-los significa perder dinheiro.

Sendo assim, como gerir seu estoque de forma correta? Descubra agora:

Analise o giro dos materiais

O termo “giro do produto” é o tempo em que ele está no estoque sem ser utilizado e esse acompanhamento é fundamental para a gestão de controle de estoque. 

Pois é através dos dados corretos que o setor de compras sabe quando deverá adquirir produtos novamente e qual é a quantidade correta para normalizar a gestão de materiais e equipamentos. 

Essa análise simples permite que o setor de gerenciamento de estoque evite o excesso de compra de determinadas mercadorias. 

Assim, o foco das compras podem ser produtos e materiais que possuem uma saída maior. 

Controlar rigidamente esses processos e automatizá-los é ideal para que a empresa tome decisões baseadas em dados corretos que reduzam os custos e  minimizem as perdas. 

Faça previsões de demanda

As previsões de demanda são as feitas com base em análises da gestão de controle de estoque, que consideram a saída do material. 

Elas auxiliam na gestão de materiais e equipamentos para que o setor de compras faça as aquisições mais próximas da realidade da empresa para o momento. 

É preciso levar em consideração a sazonalidade e os picos e quedas na busca dos pacientes. 

Para além disso, as previsões de demanda são grandes aliadas no processo de negociação de compra. 

Integre a área de estoque com outros setores

Os setores de compra, venda e gerenciamento de estoque estão interligados e um possui muita influência sobre o outro. 

Por isso, o software para administração de empresas é fundamental para integrar esses setores e facilitar a gestão de controle de estoque.

Dessa forma, os processos serão otimizados a fim de obter maior eficiência e ter uma boa comunicação com o compartilhamento dessas informações em prol da empresa. 

O software para administração de empresas é ideal para se ter acesso às informações  da gestão de materiais e equipamentos, que são disponibilizadas em tempo real. 

A grande vantagem é que os setores responsáveis pela gestão de estoque conseguem tomar decisões baseadas em informações precisas.

Faça planejamentos

Uma empresa não funciona sem planejamento! Simples assim.

Aliás, gerenciamento de estoque e planejar são coisas que caminham juntas. A prova disso são as já citadas datas sazonais.

Pense bem: você tem uma empresa que vende artigos de festa e vai fazer uma compra para o natal. Por lógica, a sua compra de janeiro não deve ser igual a de dezembro, se não o prejuízo é certo.

Já quando você faz um planejamento para aproveitar uma data sazonal, por exemplo, há chances até de suprir déficits de meses anteriores só naquele período.

Analise os Indicadores de Desempenho (KPI)

A análise dos indicadores de desempenho auxiliam a compreender melhor cada área, inclusive o gerenciamento de estoque.

Por meio dos KPI´s é possível identificar as oportunidades que devem ser aproveitadas. 

Além disso, pode-se identificar falhas e pontos os fracos que precisam de ajustes. 

Os indicadores mais acompanhados são o giro dos produtos, índice de rupturas, acuracidade de inventário e produtividade. 

Isso permite que o gerenciamento de estoque seja mais eficaz para quem analisa na hora de tomar uma decisão. 

Ou seja, isso quer dizer que as chances de erro são reduzidas consideravelmente.

O setor de gerenciamento de estoque deve ser como um segmento adicional à rentabilidade da empresa. 

Pois, é possível aumentar o lucro sem aumentar o volume de vendas ou o número de clientes. 

Então, basta apenas coordenar melhor as compras de produtos dentro do software para administração de empresas. 

Invista agora na gestão do controle de estoque e lucre ainda mais!

Neste conteúdo você pôde descobrir como fazer o gerenciamento de estoque de maneira simples e eficiente, com medidas que vão de planejamento até o uso de um software de administração de empresas.

Para isso é preciso que o setor responsável faça a analise de giro do produto, que nada mais é que acompanhar a entrada e saída do material, essencial à gestão de materiais e equipamentos. 

Com este controle você evita o excesso em uma compra futura e assim a empresa terá dados rigorosamente controlados para poder basear suas compras futuras. 

As previsões de demanda são feitas  com base na entrada e na saída dos materiais. São as previsões que permitem o setor comprar de acordo com a necessidade real.

Leve em consideração a época do ano em que as compras são feitas, pois elas podem auxiliar na hora de negociar. 

Integrar os setores é fundamental, pois com o software para administração de empresa você possui mais eficiência na comunicação dos setores. 

E ainda viu como os KPI`s são importantes para acompanhar os desempenhos de setores e metas específicas de sua empresa.

Com a otimização da gestão de controle de estoque é possível aumentar o lucro mesmo sem aumentar o volume de compras ou de clientes. 

Por isso, é imprescindível que você tenha todas as ferramentas e dados necessários para a gestão do controle de estoque. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *